Você sabe o que é queratose pilar?
A queratose pilar, também conhecida por ceratose folicular ou pilar, é uma alteração muito comum da pele que leva ao surgimento de bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas, ligeiramente endurecidas, na pele, deixando a pele com aspecto semelhante à pele de galinha.
Esta alteração, geralmente, não provoca coceira nem dor e pode surgir em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum nos braços, coxas, rosto e na região do bumbum.
As bolinhas podem variar de tonalidade de acordo com o indivíduo, podendo se apresentar esbranquiçada, vermelha ou marrom. Felizmente ela é benigna, ou seja, não traz riscos de saúde.
Causas
A principal causa da queratose é a hiperqueratose, ou seja, um acúmulo de queratina causado pelo excesso de produção dessa proteína na pele.
A queratose pilar é uma condição principalmente genética caracterizada pela produção excessiva de queratina na pele e que, quando não tratada, pode evoluir para lesões com aspecto de espinha que podem inflamar e deixar manchas escuras na pele.
Apesar de ser uma condição genética, é benigna, levando apenas a problemas relacionados à estética. Além disso, alguns fatores podem favorecer o aparecimento dessas bolinhas, como por exemplo uso de roupas apertadas, pele seca e doenças auto-imunes.
As pessoas que possuem doenças alérgicas, como asma ou rinite, têm maiores chances de desenvolver a queratose pilar.
Tipos de Ceratoses
Ceratose Actínica(ou queratose actinica): é uma lesão de pele causada pelo sol (por isso chamada actinica). Normalmente surge em áreas expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo em calvos, colo, dorso das mãos e antebraços. Quando localizada nos lábios se denominam queilite actínica. Pessoas de pele clara, cabelos loiros ou ruivos, e olhos claros (azuis ou verdes) são as mais suscetíveis de apresentar essas lesões que se caracterizam por áreas avermelhadas ou ligeiramente acastanhadas, com uma superfície áspera e queratósica. É conhecida também como ceratose solar ou senil, pois a exposição solar crônica é que a provoca. Por isso são mais encontradas em pessoas idosas. É considerada uma lesão pré-maligna, pois pode evoluir para o carcinoma espinocelular. Quanto maior o número de lesões maior a chance de evoluir para um carcinoma;
Ceratose Seborreica: é uma lesão benigna da pele, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e de aspecto verrucoso. Aparece principalmente na face e tronco e pode crescer se tornando volumosa. Geralmente é de origem genética;
Ceratose Pilar(ou folicular): se caracteriza por pequenas manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, principalmente nos braços, pernas, nádegas e bochechas pelo acumulo de queratina nos folículos pilosos. A pele fica com aspecto áspero e ressecado, podendo aparecer em qualquer tipo de pele, no entanto é mais comum em pacientes com dermatite atópica. Tendem a desaparecer com a idade, sendo que parece haver uma predisposição genética.
Sintomas
Queratose é uma doença assintomática, ou seja, não possui sintomas aparentes como náuseas, dores de cabeça, dor e etc. Sua única indicação são as bolinhas na pele.
Queratose pilar tem cura?
Sim e não. A queratose pilar é variável de um indivíduo para o outro. Com isso, queremos dizer que algumas pessoas se curam enquanto outras conseguem, no máximo, suavizar o problema.
Isso ocorre principalmente com quem tem predisposição genética. Quem não possui casos de queratose pilar na família tem mais chances de eliminar a doença. Já os que possuem tem suas chances reduzidas.
Como é o tratamento?
O cuidado é feito à base de cremes ceratolíticos e hidratantes. Ambos são utilizados para promover a renovação celular do local e evitar o ressecamento da pele.
Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.
Você sabe o que é alopécia?
Colesterol: mocinho ou vilão
Você sabe o que é câncer de orofaringe
Doenças renais: conheça os cinco tipos mais comuns