HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Julho Verde-Escuro: A importância do check-up ginecológico

A Campanha Julho Verde-Escuro é voltada à conscientização sobre o câncer ginecológico. É utilizada também para despertar a importância da realização de exames preventivos e do diagnóstico precoce.

O câncer ginecológico pode se manifestar em cinco áreas:

• Colo de útero;

• Endométrio;

• Ovário;

• Vulva;

• Vagina.

Sendo os mais comuns: câncer de colo do útero, câncer de endométrio e câncer de ovário.

O câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres, segundo o INCA. Em sua maioria, a doença está relacionada ao vírus HPV – vírus sexualmente transmissível. A maneira mais eficaz de se prevenir é utilizando preservativos e fazendo exames ginecológicos periodicamente.

O câncer de vulva possui mais frequência entre as mulheres após a menopausa. Entretanto, esporadicamente, pode ocorrer em mulheres mais jovens. Geralmente, se manifesta com uma mancha ou ferida que não cicatriza e vai aumentando no local.

O câncer de vagina é raro. Representa 1% dos tumores ginecológicos aproximadamente.

O câncer de endométrio é o tumor de corpo uterino mais frequente. Seu sintoma principal é o sangramento uterino anormal, sobretudo após a menopausa. A falta de exames preventivos aumenta a porcentagem de ocorrência e a possível mortalidade.

O câncer de ovário é menos frequente e difícil de ser diagnosticado. Em sua maioria, só se manifesta em estágio avançado. Não causa sintomas específicos em sua fase inicial, dificultado o diagnóstico precoce. Os exames periódicos associados à ultrassonografia podem encontrar indícios, motivando uma investigação com exames complementares.

O tabagismo, a iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de cânceres ginecológicos.

Muitas vezes, a rotina impede que a paciente perceba algumas alterações no próprio corpo e algumas doenças podem surgir sem que sejam percebidas. É de extrema importância a realização do check-up ginecológico periodicamente.

Previna-se! ♥

Marque sua consulta