HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Tireoide: como essa glândula pode afetar a qualidade de vida.

A Tireoide é uma glândula que está localizada na base do pescoço, logo abaixo da pele. Ela possui um papel essencial na saúde do organismo. Por isso, fazer check-up de rotina é importante.

Ela produz os hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Esses hormônios regulam o metabolismo e atuam no coração, no cérebro, no fígado e nos rins, no ciclo menstrual e na fertilidade, no estado emocional, no desenvolvimento dos cabelos e unhas, entre outras funções.

Quando a Tireoide libera hormônios em excesso ocorre o hipertireoidismo e, quando não libera quantidade suficiente acontece o hipotireoidismo.

No hipertireoidismo, o paciente fica hiperativo, nervoso, com o coração acelerado, sente mais fome, tem insônia, tremores nas mãos, pele úmida, muito calor e suor, perde peso, possui  alterações nos olhos e tem diarreia.

Já no hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento, o paciente sofre com manifestações de cansaço excessivo, sonolência, falhas na memória, dores musculares e nas articulações, ganho de peso, elevação dos níveis de colesterol no sangue, ressecamento da pele e da unha, queda de cabelo e prisão de ventre, entre outros.

As duas condições podem ser detectadas em exames preventivos. É importante lembrar que nenhuma condição tem relação com o estilo de vida, entretanto, o estresse crônico pode ser um fator de risco.

A realização do check-up médico de rotina, com avaliação clínica, hormonal e de imagem, é imprescindível na prevenção e no diagnóstico precoce das doenças da Tireoide.

Aqui no Centro Médico São Matheus, temos endocrinologistas que irão lhe auxiliar. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Marque sua consulta