HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Saúde na terceira idade: cuidados necessários na melhor fase da vida!

Sabemos que a terceira idade é considerada como a melhor fase da vida, entretanto, necessita de cuidados cada vez maiores para que aumente a expectativa e qualidade de vida.

Hábitos saudáveis são importantes para pessoas independente da idade. Quem chega na terceira idade e almeja viver uma experiência de bem-estar precisa seguir alguns cuidados.

É ideal implementar cuidados básicos, caso ainda não esteja ocorrendo, ou monitorar. O idoso necessita fazer um acompanhamento redobrado, mas não precisa ser trabalhoso, pois são mudanças e hábitos que podem fazer parte da rotina de maneira fácil. Confira:

 

Alimentação balanceada e saudável

Uma alimentação para promover benefícios corporais e mentais é necessária durante toda a vida. Os idosos necessitam de uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para evitar doenças e ficarem saudáveis.

É importante deixar sempre disponível frutas da estação, saladas e sopas com vários legumes. Quanto melhor se alimentar, ficará mais forte e terá mais disposição para aproveitar o dia.

Evite comidas processadas e saturadas e abuse de grãos, cereais, ovos, frutas, legumes e verduras.

 

Atividades físicas

Praticar atividade física é sempre um bom aliado à qualidade de vida, e para o idoso não é diferente. Existem várias opções: caminhadas, esportes leves, pilates, hidroginástica…

A atividade física traz energia para o corpo e também para o funcionamento da mente.

Atividades ao ar livre ainda contam com o sol, que auxilia na reposição de vitamina D. Além do convívio social com outras pessoas, conversando, rindo e descontraindo. Nessa fase, isso é muito importante, porque alguns indivíduos se sentem sozinhos.

 

Acompanhamento médico especializado

O acompanhamento médico é imprescindível. Exames de rotina para prevenir doenças e tratar as existentes são de extrema importância.

 

Sono de qualidade

Noites de sono são importantes para o bom funcionamento do organismo e para a saúde do idoso. É necessário manter um horário de dormir e respeitá-lo. Assim, o idoso conseguirá ter energia para fazer as atividades diárias e manter um estilo de vida saudável.

Confira algumas dicas de como manter o sono regular:

  • Desligar as luzes mais cedo;
  • Tomar um banho quente antes de dormir;
  • Deitar para relaxar mais cedo que o normal;
  • Manter os aparelhos eletrônicos distantes nesse horário.

 

Casa segura

É importante evitar quedas e machucados nessa fase da vida, por isso, a casa do idoso deve ser bem estruturada e preparada. Algumas medidas podem auxiliar nesse processo:

  • Deixe os ambientes da casa bem iluminados e se possível, com interruptores automáticos;
  • Instalar barras de apoio nos banheiros para facilitar na hora de tomar banho e ao lado dos sanitários;
  • Tapetes antiderrapantes em todos os lugares perigosos, como: escadas, banheiros e ao lado da cama;
  • Manter prateleiras baixas e acessíveis;
  • Ter uma poltrona confortável no quarto para que tenha mais facilidade em trocar de roupas e calçar os sapatos;
  • Não deixar móveis e objetos pontiagudos muito acessíveis.

 

É preciso lembrar que o idoso é um ser humano como qualquer outro e, tem vontades e preferências e é necessário respeitar a independência o espaço do mesmo, não anulando seus sentimentos e gostos. Ouvir e estar ali como um apoio são maneiras amorosas de lidar com esse momento da vida.

 

Marque sua consulta