Gastroenterite: O que é , como se manifesta, sintomas e prevenção

Gastroenterite  refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.

A gastroenterite é um problema bastante comum na infância e em crianças pequenas. As crianças até aos 3 anos têm, em média, 1 a 2 episódios por ano, com um pico de incidência entre os 6 e os 23 meses. A diarreia tem habitualmente duração média de 5 a 7 dias.

Causas da Gastroenterite
A maioria das gastroenterites é causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, Campylobacter, E. coli, entre outras) ou vírus (Rotavirus, Norvovirus, Adenovirus, entre outros).

As infeções também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, sobretudo se alguém com diarreia não lavar bem as mãos depois de evacuar. As infeções pela bactéria Salmonela podem-se contrair ao tocar em répteis, como tartarugas ou iguanas, e depois levar os dedos à boca.

Como se manifesta a Gastroenterite?
É importante reforçar que a gastroenterite pode ser extremamente infeciosa. As pessoas infectadas devem lavar as mãos após ir à casa de banho e antes de preparar comida para outras pessoas. O ideal seria o doente permanecer em casa até que se verifique uma ausência dos sintomas (diarreia e/ ou vômitos) durante pelo menos 48 horas.

Principais sintomas:
Diarréia aquosa
Náusea
Vômito
Cólicas abdominais
Febre
Dores musculares
Dor de cabeça

Vômitos e diarréia que podem levar à desidratação (perder mais água do que ingerida), especialmente em crianças.

Prevenção:
A melhor forma de evitar a gastroenterite é através do cumprimento de medidas de higiene. É essencial lavar sempre as mãos depois de ir à casa de banho, antes de manusear alimentos e depois de se tratar do jardim ou de lidar com animais de estimação.

Não se devem partilhar toalhas de uma pessoa que tenha gastroenterite e as casas de banho que essa pessoa utilizar devem ser lavadas regularmente. Os doentes com gastroenterite não devem ir à escola ou ao trabalho até pelo menos 48 horas depois da última diarreia ou vômito, para evitar infectar outras pessoas.

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você:

O que é gordura no fígado?
Surdez na Velhice: conheça as causas, sintomas e tratamentos
Você sabe o que é Disartria?
Você sabe tudo sobre Acne?

Marque sua consulta