Você conhece as doenças de inverno mais comuns? Saiba como se proteger!
Muitas pessoas aguardam ansiosamente pelos dias mais frios do ano. Usar roupas quentinhas e tomar um bom chocolate quente. Entretanto, inúmeras doenças podem surgir e trazer momentos com sintomas muito desagradáveis.
É possível preservar a saúde nesse período. Primeiramente, é preciso conhecer as principais doenças da estação.
No inverno, o tempo fica mais seco e frio naturalmente, e isso favorece a entrada de bactérias e vírus nas vias aéreas. Além disso, as pessoas costumam deixar os ambientes sem uma circulação de ar adequada, deixando as portas e janelas fechadas, contribuindo para a proliferação de microrganismos. O resultado é o surgimento de doenças. Confira!
Resfriados e gripes
Alguns vírus, como os pertencentes à família dos rinovírus e influenza, são responsáveis pelos resfriados e gripes. Eles se replicam rapidamente em temperaturas mais baixas, o que aumenta a incidência dessas doenças durante o inverno.
A transmissão desses microrganismos também aumenta, uma vez que devido ao tempo seco e frio, eles ficam suspensos no ar por um período maior.
Sinusite
A doença ocorre quando as mucosas dos seios da face estão inflamadas. É mais frequente no inverno, devido à baixa umidade do ar e queda da temperatura, pois deixam as vias aéreas ressecadas, o que aumentam as chances de inflamação.
Os principais sintomas são:
- Dor no rosto;
- Dor de cabeça;
- Secreção nasal amarelada ou esverdeada;
- Febre;
- Tosse.
Rinite alérgica
É caracterizada como uma inflamação das mucosas do nariz, desencadeada pela inalação de substâncias irritantes para o organismo, por exemplo: ácaro, poeira. Durante o inverno, aumenta a poluição do ar, devido a escassez de chuva e a maior exposição de ácaros.
Confira os principais sintomas da rinite alérgica:
- Coceira nos olhos e nariz;
- Espirros frequentes;
- Coriza;
- Congestionamento nasal;
- Perda do olfato e paladar.
Pneumonia
É uma infecção nos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos, ou devido à inalação de produtos tóxicos.
É importante ter uma atenção especial aos idosos, pois naturalmente apresentam o sistema imunológico mais debilitado.
Os principais sintomas são:
- Fraqueza;
- Dor no tórax;
- Febre alta;
- Dificuldade para respirar;
- Confusão mental;
- Fraqueza;
- Mal-estar.
Otite
A otite média aguda é uma infecção provocada por vírus ou bactérias, que ocorre no ouvido médio – espaço localizado atrás dos tímpanos, e geralmente é decorrente de uma complicação do resfriado comum ou de alergias.
Os sintomas mais comuns são:
- Dor intensa;
- Diminuição da audição;
- Secreção.
Asma
Asma é o estreitamento dos brônquios – canais que levam ar aos pulmões, que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos.
Os sintomas mais frequentes são:
- Falta de ar;
- Tosse seca;
- Chiado;
- Opressão no peito.
Gripes e resfriados costumam agravá-los.
No inverno, ela se manifesta em decorrência do ar frio, que irrita os brônquios, e pelo contato com alérgenos, que podem estar em roupas guardadas há muito tempo, por exemplo.
Doenças de pele
A dermatite atópica, os eczemas e as micoses são algumas doenças de pele que podem surgir durante o inverno. O clima frio gera ressecamento da epiderme e, inúmeras pessoas têm o costume de tomar banho com água quente, provocando desidratação e afetando a barreira cutânea.
Cuidados para se prevenir das principais doenças do inverno.
Listamos alguns cuidados que auxiliam na prevenção :
- Lave as mãos;
- Tenha uma alimentação balanceada;
- Mantenha a vacinação em dia;
- Faça lavagem nasal.
O ideal é reforçar hábitos saudáveis e ao sentir algum dos sintomas, busque ajuda médica o quanto antes.