Dezembro Laranja: Mês de Combate ao Câncer de Pele
A Campanha Dezembro Laranja promove a conscientização sobre a prevenção ao câncer de pele. Inclusive, em um país tropical e ensolarado como o Brasil, os cuidados devem ser redobrados.
A pele é o maior órgão do corpo humano e possui a função de revestir e proteger o organismo de agressões, como: desidratação, vírus, bactérias e danos causados por fatores ambientais.
O câncer de pele surge quando as células que compõem o órgão crescem desordenadamente. Isso ocorre devido ao efeito cumulativo causado por longas exposições ao sol, quando os raios solares ultravioletas danificam a barreira protetora do órgão.
Como identificar o câncer de pele?
Os principais sintomas do câncer de pele são:
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
O câncer de pele pode ser dividido em dois tipos:
- Não melanoma: é o mais frequente no mundo correspondendo a cerca de 97% dos casos. É o tipo menos agressivo, com altas chances de cura quando descoberto no início.
- Melanoma: um dos mais agressivos de todos os tumores malignos. Costuma disseminar rapidamente para outros órgãos e possui histórico familiar como grande fator de risco.
Como se proteger do câncer de pele?
- Utilize protetor solar todos os dias, reaplicando a cada duas horas;
- Evite a exposição ao sol no horário entre 10h e 16h e utilize protetor solar e camisa de proteção UV;
- Beba bastante água;
- No trabalho ao ar livre, utilize camisas de manga longa e calça comprida, além de óculos escuros e procure locais com sombra.
Os fatores de risco estão ligados ao histórico familiar; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos e claros; pessoas que trabalham expostas ao sol, sem proteção adequada e exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
O corpo dá sinais. Fique atento e vá ao dermatologista regularmente. O câncer de pele tem cura quando é diagnosticado no início.