HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Janeiro Verde Piscina: Mês de Prevenção do Câncer Cervical

Janeiro Verde Piscina é uma campanha da Sociedade Americana de Oncologia Clínica – a ASCO. Promove a conscientização e prevenção do câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical.

É o terceiro tipo de câncer que mais atinge a população feminina. A diferença entre o câncer de colo de útero e os demais, é que ele pode ser efetivamente prevenido, de maneira primária através da vacinação contra o HPV e de maneira secundária através do exame citopatológico, o Papanicolau, também conhecido como preventivo ginecológico.

No exame preventivo Papanicolau, no qual o profissional recolhe células nas superfícies externa e interna do colo do útero. Essas células são colocadas em uma lâmina de vidro e analisadas em laboratório. Caso o exame detecte células anormais, deve-se fazer uma biópsia, retirando uma pequena amostra do tecido para análise em microscópio. Recomenda-se o exame a mulheres de 25 a 64 anos.

Estima-se que 80% das mulheres sexualmente ativas vão adquirir HPV em algum momento da vida. E, apenas uma pequena fração delas vá desenvolver complicações, a presença do vírus é fator essencial para o desenvolvimento do câncer cervical uterino.

Alguns fatores de risco são: tabagismo, iniciação sexual precoce, multiplicidade de parceiros sexuais e uso de contraceptivos orais.

O tratamento depende do estágio de evolução da doença e de fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

O melhor caminho é a prevenção. Além do Papanicolau, há também a vacina contra o HPV, incluída no calendário vacinal para meninas de 9 a 14 anos. E, não deixe de realizar o exame preventivo ao chegar aos 25 anos, pois a vacina não protege contra todas as formas do vírus.

No Hospital São Matheus, você pode contar com ginecologistas e realizar seus exames. Entre em contato e agende suas consultas: (21) 96484-6055.

Marque sua consulta