HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Desvio de Septo: tire suas dúvidas!

Sabia que o desvio de septo afeta 1 a cada 5 brasileiros?

O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso que possui a função de separar as paredes das narinas. Está localizado no meio do nariz, separando um lado do outro. Quando não está reto, tendo algum tipo de desvio, o paciente é diagnosticado com desvio de septo.

O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. E, ainda ser provocado por traumas.

Essa condição só representa problema quando impede o nariz de realizar funções no sistema respiratório.

Na maioria dos casos, o desvio de septo não causa sintoma. Entretanto, pode causar graus variados de obstrução nasal, causando sintomas como: nariz constantemente entupido, dificuldade para respirar ao realizar alguma atividade física mais intensa e hemorragias nasais. Além de roncos ou barulhos com o nariz quando o paciente pegar no sono.

Além disso, pessoas com desvio de septo são mais propensas a apresentarem condições como sinusite e rinite crônicas.

Nem sempre o desvio de septo precisa ser corrigido cirurgicamente. A cirurgia (septoplastia) é indicada quando o distúrbio dificulta a passagem de ar pelas vias aéreas. O ideal é realizá-la a partir do final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. Entretanto, se a alteração prejudicar muito a função respiratória, a cirurgia pode ser feita ainda na infância, porém com risco do desvio voltar.

A recuperação da cirurgia pode variar de paciente para paciente. No geral, nas duas primeiras semanas após o procedimento, observa-se o aparecimento de muco com traços de sangue. Com o tempo, esses sintomas diminuem gradualmente e melhoram nas semanas seguintes.

Caso o desvio de septo não seja corrigido, podem surgir sintomas como: sinusite, dores de cabeça e na face, rinite crônica e apneia do sono, envolvendo a interrupção da respiração por alguns segundos, tendendo a afetar a qualidade de vida do paciente significativamente.

O desvio de septo pode ocorrer em qualquer fase da vida. Por isso, é preciso estar atento. Confira algumas recomendações:

  • Redobre os cuidados caso pratique algum esporte como: futebol ou lutas (são modalidades que favorecem a ocorrências de traumas);
  • Coloque o cinto de segurança assim que entrar no automóvel e o capacete quando andar de motocicleta. Acidentes podem acontecer quando menos se espera;
  • Procure um especialista caso seu filho durma de boca aberta (nessa posição, a língua exerce pressão sobre o céu da boca de empurra o septo nasal).

O diagnóstico deve ser realizado pelo médico otorrinolaringologista. Agende sua consulta. Cuide-se!

 

 

Marque sua consulta