HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Vasectomia: o que é, como é feito e as dúvidas comuns

A vasectomia é uma cirurgia que impede o homem de ter filhos.

Consiste em cortar, bloquear ou selar o canal deferente – canal que conduz os espermatozoides dos testículos até o pênis. É um procedimento muito simples e menos agressivo que a ligadura das trompas. Sua duração tem cerca de 15 a 20 minutos.

Após o procedimento, o paciente já pode voltar para casa, sendo recomendado aplicar compressas de gelo e ficar em repouso por cerca de 7 dias.

É importante ressaltar que mesmo após a cirurgia seja utilizado preservativo. Além de não conferir proteção contra infecções sexualmente transmissíveis – IST’s – também são necessárias 25 ejaculações e realização de um espermograma após a realização do procedimento para garantir que não há mais espermatozoide no canal.

As complicações após a cirurgia são raras por ser tratar de um procedimento de pequeno porte. E quando há presença de complicações, incluem infecção, hematoma e edema.

A vasectomia não diminui a potência sexual nem o prazer do homem. As sensações prazerosas são as mesmas e o orgasmo é o mesmo que antes. Inclusive, a ejaculação não muda perceptivelmente, pois somente 5% do volume ejaculado vêm dos testículos. Cerca de 95% são produzidos na próstata e nas vesículas seminais.

É um procedimento reversível, entretanto, a taxa de sucesso da cirurgia de reversão pode variar muito, dependendo de cada caso.

No Brasil, o procedimento só é permitida para homens com mais de 25 anos ou 2 filhos, sendo necessário um período mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade de realização até a data da vasectomia.

Para maiores informações, agende uma consulta com um de nossos urologistas!

Todas as orientações presentes neste meio e em outros meios de comunicação não substituem a consulta médica.

 

Marque sua consulta