Agosto Azul Vermelho: Cuide da sua saúde vascular!
A campanha Agosto Azul Vermelho tem como objetivo compartilhar informações de qualidade sobre as maneiras de prevenção e diagnóstico precoce de doenças circulatórias.
As cores foram inspiradas em como geralmente são representadas as veias (azul) e as artérias (vermelhas) em ilustrações.
Os vasos sanguíneos do nosso corpo são uma rede que distribui por todo o organismo o oxigênio e outros nutrientes fundamentais ao funcionamento dos nossos órgãos e tecidos. Também drenam os resíduos desse funcionamento, eliminando-os.
Com isso, quando estes vasos não funcionam adequadamente, as células não conseguem obter todo o oxigênio e a nutrição de que precisam para se manterem saudáveis.
Assim, surgem as doenças vasculares, distúrbios ou irregularidades apresentadas no sistema venoso que podem ser causadas por enfermidades nos sistemas linfático e arterial.
A genética é o principal fator para o aparecimento de tais doenças, entretanto outros aspectos podem contribuir para o surgimento delas, como: sedentarismo, obesidade, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e uma dieta rica em gorduras.
As doenças vasculares podem afetar qualquer pessoa, homem ou mulher, independente da idade. As principais doenças vasculares são:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Trombose Venosa Profunda;
- Doença Carotídea;
- Aneurisma da Aorta Abdominal;
- Varizes.
O risco do desenvolvimento de doenças vasculares aumenta na medida em que o paciente envelhece. Embora, é possível prevenir com hábitos saudáveis:
- Controlar o diabetes e a pressão arterial;
- Não fumar;
- Manter o peso adequado;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Visitar o médico periodicamente.