HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Agosto Verde Claro: Mês da Conscientização sobre os Linfomas.

Agosto Verde Claro é o Mês de Conscientização e Combate aos Linfomas.

Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que começa no sistema linfático, conjunto de órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que as conduzem através do corpo, protegendo o corpo de infecções e doenças.

Quando uma célula se altera e começa a se multiplicar de maneira descontrolada, podendo ser sentidos ao serem palpados na pele do pescoço, virilha e axilas. As chamadas “ínguas” podem ou não ser dolorosas. Existem vários tipos de linfomas que podem ser de crescimento lento ou rápido. Há dois tipos: Linfomas de Hodgkin (LH) e Linfomas não Hodgkin (LNH).

Linfomas de Hodgkin são caracterizados por se espalhar de maneira ordenada através dos vasos linfáticos, em uma rede de distribuição no organismo humano. E quando, uma das células de defesa, o linfócito, se torna maligna, surge a doença, que pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum entre os adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). De acordo com o INCA, os homens têm maior propensão a desenvolver o linfoma de Hodgkin do que as mulheres.

Linfomas não Hodgkin podem ser identificados devido a não ordenação das células malignas ao se espalharem pelo organismo, e existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin e para que seja identificado são necessários vários exames, entre eles, estão a biópsia (retirada de pequena porção de tecido, em geral dos gânglios linfáticos, para análise em laboratório de anatomia patológica), punção lombar, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

A detecção precoce é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial, possibilitando maior chance de tratamento. A detecção pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença, ou com exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas.

Os principais sintomas que o linfoma pode apresentar:

  • Aumento dos gânglios (sem dor) na região do pescoço, axila e virilha
  • Suor noturno intenso
  • Febre, sem sinais de infecção
  • Emagrecimento importante sem motivo conhecido
  • Coceira
  • Cansaço extremo / fadiga

Assim como em outras formas de câncer, uma dieta rica em verduras, frutas e pobre em alimentos industrializados e embutidos pode ter efeito protetor contra o linfoma. Além disso, eliminar exposições químicas potencialmente carcinogênicas, principalmente no ambiente de trabalho, ou substituir por produtos menos nocivos ou de menor risco também são formas de prevenção.

 

Marque sua consulta