HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Agosto Laranja: Uma campanha para a conscientização sobre a Esclerose Múltipla

A Campanha Agosto Laranja tem como objetivo promover conscientização, acolhimento, escuta e qualidade de vida sobre a Esclerose Múltipla (EM).

É uma doença autoimune que, devido inflamações, causa múltiplas cicatrizes dentro do cérebro e da medula do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e medula espinhal). As cicatrizes ocorrem através de um processo autoimune, onde o sistema imunológico do paciente deixa de atacar vírus ou bactérias e ainda passar a atingir o próprio corpo. No caso, a mielina – capa de gordura que recobre o nervo. Isso faz com que os impulsos nervosos se tornem mais lentos, surgindo os sintomas a partir daí.

Os sintomas podem variar dependendo do local afetado pela doença. Entre os mais comuns, estão:

  • Perda de visão e visão duplicada (geralmente em apenas um olho);
  • Formigamento de um lado do corpo;
  • Perda de força, equilíbrio e coordenação;
  • Dificuldade para andar;
  • Rigidez muscular e espasmos;
  • Incontinência urinária;
  • Fadiga;
  • Tremores.

Com causa desconhecida ainda, as mulheres têm mais propensão a desenvolver a doença, com uma taxa de proporção de 3 para 1.

Para ter o diagnóstico e por ter muitos sintomas, exames de sangue, ressonância magnética, punção lombar e exame de potencial evocado (exame que mede os sinais enviados pelo cérebro em resposta a estímulos).

Quanto mais cedo o tratamento inicia, maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, podendo reduzir o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curem a doença, entretanto, existem recursos, como medicamentos, fisioterapias, entre outros que ajudam os portadores da doença a se manterem produtivos e confortáveis.

O tratamento é divido em três etapas, de acordo com fases diferentes do paciente, sendo elas:

  • Fase Aguda: Para este momento de crise, existem medicamentos a base de cortisona, que podem bloquear a progressão da crise e estimular a recuperação, amenizando sintomas como perda de visão, força e coordenação;
  • Fase de Prevenção de Crise: dentre os tipos de tratamento aprovados para redução da inflamação e prevenção de crises, há a manutenção da autonomia e qualidade de vida do paciente por meio de exercícios físicos, como andar, o que pode aumentar o nível de mobilidade;
  • Fase de Restauração ou Reabilitação: Para quem tem resposta parcial ao tratamento, existem medidas de restauração ou de manutenção de qualidade de vida, como fisioterapia, boa alimentação e medicamentos para fadiga ou dor.

Uma alternativa é manter a prática de exercícios físicos. Eles ajudam a fortalecer os ossos, a melhorar o humor, a controlar o peso e auxiliam nos sintomas da fadiga. Quando os movimentos estão comprometidos, a fisioterapia ajuda a reformular o ato motor, dando ênfase à contração dos músculos ainda preservados.

Para as pessoas que são diagnosticadas com EM, e para quem convive com o paciente, receber e aceitar o diagnóstico é um passo importante. É recomendado buscar informações para ter uma vida com a maior qualidade possível. É imprescindível procurar esclarecimentos e dados e informar-se sobre a doença para tratar bem a pessoa acometida.

 

Marque sua consulta