HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online
Woman Checking Waistline

Você sabe a importância de controlar os triglicerídeos?

Os triglicerídeos são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Quando você come, seu corpo converte todas as calorias que ele não precisa usar imediatamente em triglicérides, que são armazenados em suas células de gordura. Depois, os hormônios liberam triglicérides para que você tenha energia entre as refeições.

Ele está disponível nos alimentos ricos em carboidratos simples (açúcar, farinha branca etc.) e nos gordurosos – principalmente de origem animal, como carnes, leite integral e queijos amarelos.

Quando está acima de 150 ml/dL em jejum, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame por exemplo, principalmente quando o colesterol também está alto. Além disso, o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue aumenta o risco da pessoa desenvolver aterosclerose, pancreatite, esteatose hepática ou de sofrer um derrame cerebral (AVC) ou isquemia cerebral.

Sintomas de triglicerídeos altos
Os sintomas de triglicerídeos altos nem sempre estão presentes, no entanto, alguns sinais que podem indicar que os triglicerídeos são o acúmulo de gordura na barriga e em outras regiões do corpo e aparecimento de pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, principalmente próximo aos olhos, cotovelos ou dedos conhecidos como xantelasma.

Normalmente, o que causa os seus valores elevados são a má alimentação e o sedentarismo, mas existem outros fatores como a ingestão de medicamentos e doenças genéticas. Também é importante lembrar que os triglicerídeos altos provocam aumento do colesterol VLDL, um tipo de colesterol ruim que é responsável por aumento do risco de aterosclerose.

Como diminuir seus triglicérides
Mantenha um peso saudável – pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.

Diminua as calorias – lembre-se que calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides.

Evite alimentos açucarados e refinados – os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.

Escolha gorduras saudáveis – troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).

Limite a quantidade de álcool – o álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides.

Exercite-se regularmente – fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

Se as mudanças de estilo de vida não forem suficientes para controlar níveis elevados de triglicérides, o seu médico pode recomendar alguns medicamentos.

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Fique ligado! Fascite plantar é uma das principais causas de dores no pé.
Você sabe o que é queratose capilar?

Você sabe o que é alopécia?
Colesterol: mocinho ou vilão

 

Marque sua consulta