HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online
00000

Fique ligado! Fascite plantar é uma das principais causas de dores no pé.

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, um tecido fibroso, pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé e se estende por toda sua extensão, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés.

O nome pode causar estranheza, mas o problema é mais comum do que se imagina. A fascite plantar está entre os principais diagnósticos e causa dor na sola do pé, na região próxima ao calcanhar, chamada fascia plantar. O problema pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em quem pratica caminhada ou corrida regularmente e quem trabalha diariamente em pé.

Causas da Fascite Plantar:
A fáscia plantar ajuda a manter a curvatura do pé firme, graças à sua capacidade de amortecer e distribuir o impacto. Ainda não se conhece a causa exata da fascite plantar, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

Sintomas da fascite plantar
O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar. No entanto, nada impede que ela surja em qualquer ponto da fáscia, depois de longos períodos em pé, depois de subir escadas ou mesmo depois de ter repousado um pouco.

Inchaço (edema) e vermelhidão (eritema) são outros sinais que podem estar presentes. Portadores dessa condição  podem apresentar também dificuldade para trazer a ponta do pé na direção da canela (movimento chamado de dorsiflexão).

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

Fatores de Risco
Sedentarismo;
Prática de atividade física sem orientação;
Trauma adquirido no início de uma atividade física;
Trauma adquirido por intensificação de atividade de alto impacto (sobrecarga);
Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna, que pode ocorrer devido ao uso de sapatos sem o suporte adequado para amortecer o choque do osso calcâneo;
Esforço excessivo da sola do pé;
Processo degenerativo pelo desgaste;

Segundo o Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), estudos recentes têm demonstrado que a dor pode estar associada “a uma alteração estrutural mais condizente com processos degenerativos” causados pela prática exagerada de exercícios físicos, sobrepeso ou idade.

Como prevenir?
Sem dúvidas, a principal forma de prevenção é realizar treinos regulares de musculação, mobilidade e equilíbrio. A liberação miofascial da planta do pé e da panturrilha também é uma grande aliada. Ouça seu professor quando ele disser que está indo rápido demais, não só quanto à velocidade, mas quanto ao volume semanal de treino.

Por fim preste atenção nos calçados cotidianos e no tênis de corrida, sempre prezando por amortecimento. Nesse contexto, evite ainda correr sempre em terrenos duros, como pedra portuguesa e concreto.

Para quem possui dores na região, buscar um especialista é fundamental para que o tratamento possa ser iniciado. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, menores serão os seus efeitos e, consequentemente, as dores.

O Hospital São Matheus conta com especialistas em ortopedia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Você sabe o que é queratose capilar?
Você sabe o que é alopécia?
Colesterol: mocinho ou vilão

Você sabe o que é câncer de orofaringe

Marque sua consulta