Alergia Alimentar: saiba o que é, sintomas e principais alimentos causadores de alergia

Alergia alimentar é uma reação adversa do nosso sistema imunológico a um determinado alimento. Em todo o mundo, 250 milhões de pessoas podem sofrer de alergias alimentares e a maior parte delas é alérgica a cerca de 1 a 3 alimentos.

A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças se livram das alergias conforme envelhecem, mas algumas alergias podem durar a vida toda.

Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida – conhecida como anafilaxia.

Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são:
– Ovo;
– Leite;
– Amendoim;
– Frutos do mar (camarão, caranguejo, lagosta);
– Soja;
– Frutas secas;
– Glúten (doença celíaca).

Em crianças mais velhas e adultos, as alergias alimentares mais comuns são:
– Peixe;
– Amendoim;
– Frutos do mar;
– Frutas secas.

A alergia ao amendoim é a mais prevalente. Costuma ser duradoura: menos de 20% dos alérgicos na infância ficam livres dela. Já as alergias ao leite e aos ovos, geralmente, desaparecem na idade escolar.

Causas
A causa das alergias alimentares está relacionada à produção de um tipo de substância pelo organismo, chamada de anticorpos imunoglobulina E (IgE), que provoca alergias a um alimento específico.

Sintomas
Os sintomas de uma alergia alimentar geralmente aparecem imediatamente ou em até duas horas depois de comer. Se você apresentar sintomas logo depois de ingerir um alimento específico, é possível que você tenha uma alergia alimentar.

Os principais sintomas são urticária, rouquidão e respiração difícil ou ruidosa.

Alguns outros sintomas que podem ocorrer são:
– Náuse a vômitos;
– Manchas no corpo e coceira;
– Falta de ar;
– Tontura;
– Irritação na boca.

Fatores de risco para alergia alimentar incluem:
– Histórico familiar;
– Histórico de alergia alimentar;
– Idade;
– Asma;
– Outras alergias.

Diagnóstico
Consulte um especialista se você tem sintomas de alergia alimentar logo após comer. Se possível, consulte um médico já quando a reação alérgica estiver ocorrendo. Isso vai ajudá-lo a fazer o diagnóstico.

O médico pode solicitar o teste cutâneo (prick test) ou um teste de imunoglobulina específico para o alérgeno.