HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Dermatite: O que é? causas, sintomas e como prevenir

A dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas, e que não é transmitida por contato direto ou por objetos de uso pessoal. Ela pode surgir em qualquer idade e também pode atingir qualquer parte do corpo.

Tipos e sintomas de dermatite:
As dermatites podem ser classificadas de acordo com critérios clínicos e etiopatogênicos. Os tipos mais prevalentes de dermatite são a dermatite de contata e a dermatite atópica. Porém existem outros tipos de dermatite. Conheça as principais diferenças entre elas:

Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida.

Dermatite atópica
A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica é uma doença crônica, frequente e recorrente. Esse tipo de dermatite não é contagiosa. Ela ocorre em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas como face e couro cabeludo. Existe uma prevalência populacional no lactente nos primeiros meses de vida e no adulto jovem, sendo que acomete principalmente homens.

Dermatite numular
A dermatite numular geralmente provoca coceira e inflamação caracterizada por manchas em forma de moeda, que apresentam bolhas minúsculas, crostas e escamas. A dermatite numular geralmente afeta pessoas de meia idade e idosos e surge acompanhada de pele seca, sobretudo no inverno.

Dermatite herpetiforme
A dermatite herpetiforme é um tipo da doença causado pela intolerância ao glúten. As bolhas que a doença causa dão a sensação de queimação intensa e coceira.

Dermatite ocre
É um tipo de dermatite causado pelo acúmulo de sangue nas pernas e tornozelos e  é caracterizada por manchas arroxeadas ou amarronzadas.

Dermatite perioral
É um tipo de dermatite que aparece ao redor da boca em forma de manchas redondas e vermelhas. Ela é mais comum em mulheres que tem idade entre 20 e 45 anos.

Prevenção:
Para cada tipo de dermatite há um tipo de prevenção que varia de acordo com a sua causa. Mas, mesmo assim, existe um tipo de prevenção comum a todos: o cuidado da pele quando ela está irritada. Para isso, alguns pontos são válidos:

  • Tome banhos mais curtos ou menos quentes: Limite seus banhos e chuveiros para 5 a 10 minutos. E use água morna, em vez de quente. O óleo de banho também pode ser útil
  • Use produtos de limpeza ou sabonetes neutros:Escolha produtos de limpeza sem perfume ou sabonetes neutros. Alguns sabonetes podem secar sua pele
  • Seque-se com cuidado:Após o banho, escove a pele rapidamente com as palmas das mãos ou lave suavemente a pele com uma toalha macia.
  • Hidrate a sua pele:Enquanto sua pele ainda estiver úmida, sele a umidade com um óleo ou um creme. Experimente diferentes produtos para encontrar um que funcione para você. Idealmente, o melhor para você será seguro, eficaz, acessível e sem cheiro.

A dermatite geralmente é sintomática e causa tanto desconforto estético como funcional ao paciente, com coceira, desconforto, ardência ou outros sintomas no local. O médico deve ser sempre consultado, tanto para início do tratamento como para o esclarecimento do diagnóstico, pois o não controle da doença ou a contínua exposição ao agente pode agravar ou generalizar a dermatite.

O Hospital São Matheus conta com especialistas em Clínica Médica, Alergia e Dermatologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480 ou https://hospitalsaomatheus.centraldemarcacao.com.br

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você:

Você sabe o que é síndrome do ovário policístico?
Esteatose Hepática: causas, sintomas, tipos e tratamento
O que é cardiopatia congênita? Quais os sintomas e os principais tipos
Dislexia: O que é, tipos, sintomas, causa e como diagnosticar

Marque sua consulta