Sal: um inimigo para o seu coração
Apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do Sódio (sal) pode trazer problemas à saúde. O excesso de sal está relacionado ao surgimento de problemas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.
O sódio é responsável pela regulação da quantidade de líquidos no organismo. O consumo excessivo de sódio pode aumentar o liquido intravascular, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo recomendado de sódio por dia deve ser de até 2 gramas, o que equivale a 5 gramas de sal. Porém, a má notícia é que nós brasileiros consumimos por dia a quantidade 15 gramas, muito acima da média indicada, números que motivaram um estudo do Ministério da Saúde, que revelaram que 22,7% dos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão.
Por isso, a dica dos médicos especialistas é de diminuir a quantidade de sódio na alimentação, utilizar outros tipos de sais mais saudáveis e praticar atividades físicas. Ainda, é preciso estar de olho nos rótulos das embalagens de produtos industrializados, que trazem, em sua maioria, uma grande quantidade de sódio.
Tipos de sal no mercado
Sal de Cozinha- É o mais usado no preparo de alimentos. De acordo com as leis brasileiras, o sal de cozinha deve conter iodo para prevenir o bócio, crescimento anormal da glândula tireoide. Possui 40% de sódio e 60% de cloro
Light – É um produto com teor de sódio reduzido, indicado para hipertensos. Possui 30% de sódio e 70% de cloro. Cuidado: como seu sabor é mais suave, deve-se ficar atento para não salgar muito a comida e anular o benefício de possuir menos sódio
Marinho – Bastante usado na alimentação funcional, pode ser moído na hora e misturado com ervas frescas. Depois do sal light, é o tipo mais indicado pelos especialistas, pois é rico em minerais.
Grosso – Produto não refinado, apresentado na forma que sai da salina. Em culinária, é usado em churrascos, assados de forno e peixes curtidos. Possui 40% de sódio e 60% de cloro. Deve ser consumido com parcimônia, pois o consumo exagerado pode levar à hipertensão.
O Hospital São Matheus conta com emergência adulta 24h. Além disso, tem especialistas em clínica médica, cardiologia e endocrinologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.