HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Novembro Azul: Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Próstata

Novembro Azul é a campanha para alertar a saúde do homem, sobretudo dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata que é o segundo mais comum entre os homens.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

O bom funcionamento dela está ligado a um estilo de vida saudável, com exercícios físicos regulares, boa alimentação, controle de peso, sem fumo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O diagnóstico precoce diminui o número de mortes e a chance de cura é superior a 90%.

Entre os exames para diagnosticar estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático específico e, ainda, exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

  • Verificação da pressão arterial;
  •  Hemograma completo; Dosagem da glicemia;
  • Dosagem do colesterol;
  • Testes de urina;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Além do exame de próstata, do check-up anual e da saúde mental.

Segundo o INCA, as medidas preventivas incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Marque sua consulta