HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Fevereiro Roxo: conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer

Sabemos que Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer são doenças diferentes, entretanto possuem dois pontos em comum: são doenças crônicas e não têm cura.

A campanha conscientiza a sociedade para que as doenças sejam identificadas ainda na fase inicial e que os sintomas sejam controlados ou retardados, proporcionando uma qualidade de vida melhor para os pacientes.

Conheça as doenças:

Lúpus

É uma doença inflamatória autoimune. Pode afetar diversos órgãos e tecidos como: pele, articulações, rins e cérebro.

Em casos mais graves, sem tratamento adequado, pode matar.

A doença se manifesta de quatro maneiras distintas:

Lúpus Sistêmico: é o tipo mais comum da doença. Pode ser leve ou grave. A inflamação ocorre em todo o organismo do paciente, comprometendo vários órgãos ou sistema, além da pele.

Lúpus Discoide: fica limitado à pele do paciente. Pode ser identificado com o surgimento de lesões avermelhadas com tamanhos, formatos e colorações específicas na pele, especialmente no rosto, na nuca e no couro cabeludo. O Lúpus Discoide pode evoluir para o Lúpus Sistêmico.

Lúpus induzido por drogas: é uma forma muito comum e ocorre porque substâncias de algumas drogas ou medicamentos podem provocar inflamações com sintomas parecidos com o Lúpus Sistêmico. Entretanto, a doença tende a desaparecer quando o uso da substância termina.

Lúpus Neonatal: é bem raro e afeta recém-nascidos de mulheres que têm Lúpus. Geralmente, ao nascer, o bebê pode ter erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas. No entanto, esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente após alguns meses.

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta sintomas moderados, que surgem esporadicamente, em crises, nas quais os sintomas se agravam por um tempo e depois desaparecem. Os sinais mais comuns são: fadiga; febre; dor nas articulações; rigidez muscular e inchaços; rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz ou generalizado e pode piorar com a luz do sol.

Fibromialgia

É uma condição que é caracterizada por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas não apresenta evidência nos locais de dor. Acompanha sintomas como: sono não reparador e cansaço. Também pode haver distúrbios do humor como ansiedade e depressão e muitos pacientes relatam alterações da concentração e da memória.

O principal tratamento da Fibromialgia é não-medicamentoso, recomenda-se fazer o exercício aeróbico, aquele que mexe o corpo todo e acelera os batimentos cardíacos. Além disso, é importante entender sobre a doença e alguns casos terapia psicológica pode ser útil, principalmente para aprender a lidar com a dor crônica no dia a dia. As medicações também são úteis para diminuir a dor, melhorar o sono e a disposição do paciente com Fibromialgia, para permitir a prática de exercícios físicos.

Alzheimer

É um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária.

O primeiro sintoma e o mais característico é a perda de memória recente. E, com a progressão da doença, vão aparecendo sintomas mais graves como a perda de memória remota (ou seja, dos fatos mais antigos), bem como irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo.

Ainda não possui uma forma de prevenção específica, entretanto é recomendado manter a cabeça ativa e uma boa vida social, regada a bons hábitos e estilos. Isto pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.

O Alzheimer pode ser tratado pelo psiquiatra, geriatra ou por um neurologista e o tratamento é medicamentoso capaz de minimizar os distúrbios da doença e propiciar a uma redução da progressão do comprometimento cognitivo, do comportamento e da realização das atividades da vida diária.

 

Marque sua consulta