HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Precisamos falar sobre Ansiedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 9% dos brasileiros (aproximadamente 18 milhões) sofrendo da doença.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.  O transtorno interfere no dia a dia da pessoa e também afeta diretamente o seu comportamento.

Causas da Ansiedade
Predisposição genética, fatores ambientais e até mesmo histórico familiar são algumas das centenas possibilidades de origem da ansiedade.  A doença está relacionada às exigências do mundo moderno, o estresse, a redução da qualidade de vida, índice elevado de desemprego falta de segurança pública, entre outras coisas.

Sintomas
Geralmente os sintomas físicos da ansiedade são os que mais assustam e que despertam a atenção da pessoa para buscar por tratamento. Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas:

Dificuldade para dormir
– Falta de concentração
– Preocupação frequente
– Medo constante
– Dor muscular
– Sentir-se tenso e eufórico
– Irritação constante
– Tontura e desmaios
– Constante tensão ou nervosismo
– Aumento do suor
– Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
– Sensação de fraqueza ou cansaço
– Boca seca
-Tensão muscular

Tratamento
A ansiedade atrapalha os nossos compromissos e compromete a qualidade de vida, por isso, procurar a ajuda psicólogos ou psiquiatras é muito importante. Existem diferentes formas e maneiras de tratar a ansiedade. Dentre elas, podemos listar terapias, medicamentos e outras técnicas mais naturais.

O Hospital São Matheus conta com especialistas em psicologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Sinusite: o que é, causas e sintomas
Doenças Cardiovasculares: Você sabe o que é?
Intolerância a Lactose: O que é, causas e sintomas
Você sabe o que é síndrome do pânico?

Marque sua consulta