HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Embolia Pulmonar: Você sabe o que é?

A embolia pulmonar é causada por um coágulo sanguíneo alojado em uma das artérias pulmonares, o qual geralmente se desprende de um coágulo na veia da perna e entra no coração pelo átrio direito.

A maioria dos êmbolos pulmonares origina-se em um trombo nas veias profundas da perna. Sua formação é facilitada pela lentidão do fluxo sanguíneo venoso. Os sintomas da embolia pulmonar dependem da extensão do bloqueio da artéria pulmonar e da saúde geral da pessoa. Pequenos êmbolos podem não causar sintomas, mas quando os mesmos ocorrem, é frequente que se desenvolvam abruptamente.

Os sintomas de embolia pulmonar podem incluir
– Falta de ar;
– Dor torácica;
– Sensação de desmaio iminente ou desmaio;

Falta de ar pode ser o único sintoma, especialmente se infarto pulmonar não se desenvolver. Muitas vezes, a respiração é muito rápida, e a pessoa pode sentir-se ansiosa ou inquieta e parece ter uma crise de ansiedade.

Fatores de risco
Todas as pessoas podem ter uma embolia pulmonar, mas alguns fatores podem aumentar o risco de isso acontecer. Veja:

– Histórico familiar de trombose venosa profunda ou de embolia pulmonar;
– Problemas cardíacos, como pressão alta, hipertensão e outras condições cardiovasculares;
– Alguns tipos de câncer;
– Mulheres com histórico de câncer de mama;
– Ficar muito tempo sentado também;
– Fumo;
– Obesidade;
– Suplementos de estrogênio;
– Gravidez.

Tratamento
O pronto-atendimento de embolia pulmonar é essencial para se evitar complicações. O tratamento pode ser feito via medicamentos, como anticoagulantes e trombolíticos, usados para dissolver coágulos sanguíneos. Há, também, a opção de cirurgia para o caso de medicamentos não funcionarem.

Prevenção
Prevenir a coagulação do sangue pode ajudar a prevenir, também, a ocorrência de embolias pulmonares. Movimentar suas pernas com frequência durante longas viagens de avião e automóvel ou em outras situações nas quais você fica sentado ou deitado por longos períodos pode ajudar a prevenir a coagulação.

O Hospital São Matheus conta com especialistas em pneumologia e clínica médica realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480 ou hospitalsaomatheus.centraldemarcacao.com.br

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Você sabe o que é escabiose?
Você já ouviu falar de andropausa?

Conheça as dez doenças mais comuns em idosos
Trombose venosa: saiba o que é e quais os principais fatores de risco

Marque sua consulta