Angiotomografia: O que é, como é feita, qual preparo e quando fazer

Angiotomografia é um exame de diagnóstico que permite a perfeita visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo. Pode diagnosticar problemas em todo o sistema circulatório, como aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos.

Este exame consegue detectar até mesmo as menores calcificações coronarianas resultantes de acumulo de placas de gordura no interior das artérias, que não seriam identificadas num exame comum, como no eletrocardiograma de esforço, por exemplo.

O exame é indicado quando existe a necessidade de examinar veias e artérias de determinadas regiões do corpo. Isso pode ocorrer devido à suspeita de aneurismas, estenoses, oclusões ou para acompanhamento preventivo de complicações vasculares após cirurgias.

Conheça alguns tipos de exames e suas indicações
Angiotomografia coronariana

O exame é solicitado em caso de   sintomas de doenças do coração, em indivíduos com doenças cardíaca instalada, em casos de suspeita de calcificação coronariana e para verificar eficácia de Stent após cirurgia de ponte safena, em caso de doença de Kawasaki.

Angiotomografia arterial cerebral
O exame é solicitado em caso de  avaliação de obstrução das artérias cerebrais e para pesquisa de aneurisma cerebral avaliação de malformações vasculares.

Angiotomografia venosa cerebral
O exame é solicitado em caso de   avaliação de obstrução das veias cerebrais por causas extrínsecas, trombose e avaliação de malformações vasculares

Angiotomografia de veias pulmonares
O exame é solicitado em caso de  pré-ablação de fibrilação atrial e pós-ablação de fibrilação atrial

Angiotomografia da aorta abdominal
O exame é solicitado em caso de avaliação das doenças vasculares e antes ou depois de colocar uma prótese

Angiotomografia da aorta torácica;
O exame é solicitado em caso de  doenças vasculares e avaliação pré e pós-colocação de próteses

Angiotomografia do Abdômen;
O exame é solicitado em caso de   para avaliação de doenças vasculares:

Como é feita a Angiotomografia
Para realizar este exame o médico pode injetar o contraste na artéria que deseja visualizar e depois a pessoa deve entrar um aparelho de tomografia, que usa radiação para gerar imagens que são vistas num computador. Assim, o médico pode observar em tempo real como estão os vasos sanguíneos, se apresentam placas calcificadas ou se o fluxo de sangue está comprometido em alguma parte.

Preparo antes do exame
A angiotomografia demora em média 10 minutos, e 4 horas antes de sua realização o indivíduo não deverá comer nem beber nada.

Os medicamentos de toma diária podem ser tomados à mesma hora, mas recomenda-se não tomar nada que contenha cafeína e nenhum medicamento contra a disfunção erétil 48 horas antes do exame.

Contraindicação da angiotomografia
De forma geral, a angiotomografia não é recomendada para pessoas que tenham alergia ao contraste iodado e também a gestantes. Contraste é uma substância que aumenta a clareza das imagens registradas em exames por imagem, como radiografias simples e tomografias.

No caso das mulheres grávidas, a angiotomografia deve ser evitada para não expor o feto aos efeitos da radiação ionizante.

O Hospital São Matheus realiza Angiotomografia de segunda a sexta-feira, de 07h às 17h, mediante marcação. Para saber os tipos de exames que realizamos e agendar seu exame entre em contato conosco através da nossa central de atendimento: ☎ (21) 2156-5480 ou ???? (21) 96484-6055 (Whatsapp)

Marque sua consulta