A cirurgia Bariátrica e o tratamento da obesidade
A obesidade já é considerada uma epidemia que não escolhe idade e atinge uma grande parcela da população. O sedentarismo e a má alimentação estão entre os principais responsáveis por essa doença.
Os saborosos Fast Foods (hambúrguer, pizza, batata frita e refrigerante) tão presentes na vida da população moderna trazem riscos pelo excesso de calorias, gorduras e açúcares, que se acumulam no organismo e geram muitas doenças, dentre elas a obesidade.
As pesquisas médicas recentes são unânimes em afirmar que a obesidade mórbida provoca consequências devastadoras no organismo piorando a qualidade e diminuindo a expectativa de vida.
A cirurgia bariátrica ao longo dos anos tem se mostrado como um tratamento de excelentes resultados e com baixos índices de complicações. Atualmente, cerca de 80% dos pacientes perdem peso sem reganho significativo. Alem disso, tem impacto direto na melhora de outras patologias associadas, tais como: doenças cardiovasculares, diabetes, apneia do sono, hérnias de disco e artropatias causadas pelo excesso de peso.
A cirurgia é indicada para os pacientes com o Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 35kg/m2 e que a reeducação alimentar assim como as mudanças de hábitos não foram suficientes para a perda de peso nem para o controle das doenças associadas.
O tratamento inicia com o atendimento multidisciplinar realizado por endocrinologista, nutricionista e psicólogo. Estando apto o paciente é encaminhado para o cirurgião bariátrico.
As técnicas cirúrgicas mais indicadas são o Sleeve e By-pass Gástrico. Somente um cirurgião especializado poderá avaliar e indicar o melhor método para o seu caso.
O Hospital São Matheus conta com uma equipe cirúrgica especializada realizando atendimentos particulares e aos beneficiários dos programas de tratamento da obesidade realizado pelas operadoras de saúde. Agende sua consulta.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – www.sbcbm.org.br
Drauzio Varela – www.drauziovarella.uol.com.br