Setembro Dourado: Mês de Conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil
O mês de setembro é destinado à conscientização do câncer infantojuvenil. O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos.
Na maior parte dos casos, o câncer em crianças e adolescentes não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida, como ocorre em adultos. Também se comporta de forma diferente, com tendência a crescer mais rápido, mas respondendo melhor aos tratamentos.
O câncer constitui a primeira causa de morte por doença entre um a 19 anos de idade. Os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas.
Os sintomas do câncer são parecidos aos de outras doenças pediátricas e, entre outros fatores, o diagnóstico precoce contribui muito para as chances de cura, que podem chegar a mais de 70%, e ajuda o paciente a ter uma vida saudável após o tratamento.
Alguns sinais e sintomas dos principais cânceres infanto-juvenis:
Leucemia
- Sangramentos nas gengivas e hematomas que não estejam relacionados a traumas;
- Palidez progressiva e apatia (podendo ser uma anemia);
- Febre prolongada sem origem definida.
Tumores no Sistema Nervoso Central (SNC)
- Dores de cabeça acompanhadas de vômitos, pela manhã;
- Diminuição da força em braços e pernas.
Linfomas
- Ínguas na virilha, axila ou pescoço, sem explicação;
- Sudorese noturna excessiva;
- Febre prolongada sem origem definida.
É importante que os responsáveis estejam atentos aos sinais e sintomas nos pequenos e não hesitar em consultar um médico pediatra de confiança caso a criança apresente algum dos sintomas.