Março Azul-Marinho: Vamos falar sobre o câncer colorretal
O câncer colorretal – também conhecido como câncer de intestino ou cólon e reto – abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso que se chama cólon e no reto.
Geralmente, esses tumores se iniciam como lesões benignas chamadas de pólipos que podem crescer na parede interna do intestino grosso. É tratável, na maioria dos casos é curável, ao ser detectado precocemente.
Uma das formas de prevenção dos tumores é a detecção e remoção dos pólipos antes de se tornarem malignos. A manutenção do peso adequado, a prática de atividade física, a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção.
Além disso, evitar o consumo de carnes processadas, como: presunto, bacon, salsicha e peito de peru e limitar o consumo de carnes vermelhas até 500g cozida por semana.
O câncer colorretal é, em geral, silencioso, podendo causar sintomas apenas em estágios mais avançados. Algumas alterações devem ser sinais de alerta: presença de sangue ao evacuar, seja sangue vivo ou escuro, misturado às fezes, com ou sem muco; mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre); desconforto abdominal com gases ou cólicas; massa abdominal; também pode ocorrer perda de peso, cansaço, náuseas, vômitos e sensação dolorida na região anal, com esforço ineficaz para evacuar.
A OMS recomenda a realização do rastreamento do câncer colorretal em pessoas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes. Caso positivo, a pessoa deverá fazer uma colonoscopia ou retossigmoidoscopia, permitindo que o especialista visualize a parte interna do intestino.
O Hospital São Matheus possui especialistas em coloproctologia e colonoscopia. Agende sua consulta. Cuide-se!