O Laboratório do Hospital São Matheus realiza exames de rotina e da emergência. Farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de laboratório e coleta integram a equipe responsável pelo atendimento pleno a todos exames laboratoriais do Centro Médico, Emergência, do Hospital e de pacientes externos.
Os exames realizados contemplam as áreas técnicas da Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Uroanálise e Parasitologia.
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta:
Realização de exame de sangue: 7h às 11h
Entrega de exames: 13h às 16h
Sábados:
Realização de exame de sangue: 7h às 10h
Entrega de exames: 7h às 11h
Você sabia?
LABORATÓRIO CERTIFICADO
A qualidade dos serviços laboratoriais do Hospital São Matheus é avaliada e certificada por Programas Externos da Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. O laboratório adota também um Sistema próprio de Gestão da Qualidade, que atende aos requisitos especificados pela Resolução ANVISA RDC 302:2005 (Laboratório Clínico Requisitos Especiais de Qualidade e Competência), que dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.
RESULTADOS DE EXAMES
Os laudos dos exames realizados estão disponíveis para consulta no site, e podem ser acessados através da senha e login disponibilizados ao paciente no atendimento.
Para outras informações, consulte a equipe do Laboratório através do telefone (21) 3257-2500.
Atendemos diversos convênios para exames eletivos e de urgência.
Exames particulares com valores acessíveis.
Informações e marcação de exames, entre em contato:
Telefone ou WhatsApp: (21) 2156-5480
EXAMES LABORATORIAIS
Ácido úrico
O exame de ácido úrico avalia as quantidades dessa substância no sangue. O ácido úrico é um subproduto das purinas, compostos encontrados nas células do corpo, incluindo o DNA.
Anti HIV
A pesquisa de anticorpos anti HIV é usada para triagem e diagnóstico da infecção pelo HIV. A monitoração do sistema imunológico e o tratamento precoce podem melhorar muito a saúde dos pacientes a longo prazo.
Colesterol total
O exame mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.
Creatinina
O exame de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato.
EAS
Exame de rotina e corriqueiro, que procura fazer análise física, análise química e pesquisa de elementos anormais no sedimento da urina, como eritrócitos, leucócitos, cilindros, bactérias, células epiteliais, cristais, entre outros.
Gama GT
É uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.
Glicose
O exame consiste na retirada de sangue, em jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar a diabetes.
Grupo sanguíneo
A tipagem sanguínea é usada para determinar o grupo sanguíneo de uma pessoa e que tipos de sangue ou derivados de sangue ela pode receber.
Hemograma completo
O hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos.
Parasitológico de fezes
O exame parasitológico de fezes (EPF) é a análise laboratorial feita a partir de uma amostra das fezes, buscando detectar a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino, bem como determinar o seu tipo.
Tromboplastina parcial
PTT (tempo de tromboplastina parcial) é um exame pedido pelo Médico ou Cirurgião-Dentista para avaliar se a coagulação do paciente está normal, e se o tempo de coagulação é normal.
T4 Livre
Juntamente com a dosagem de TSH, teste faz diagnóstico de hiper ou hipotireoidismo.
TAP
São medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação, em outras palavras, é um exame usado para determinar a tendência de coagulação do sangue.
TGO
Os exames de TGO e TGP têm como utilidade o diagnóstico diferencial de doenças do sistema hepatobiliar e do pâncreas (TGO e TGP) ou colaborar com a identificação de infarto de miocárdio e miopatias (TGP).
TGP
Os exames de TGO e TGP têm como utilidade o diagnóstico diferencial de doenças do sistema hepatobiliar e do pâncreas (TGO e TGP) ou colaborar com a identificação de infarto de miocárdio e miopatias (TGP).
Triglicerídeos
O exame que mede os níveis de triglicérides (triglicerídeos), forma química pela qual a gordura orgânica (lipídios) é armazenada no organismo.
TSH
O exame para avaliar o TSH é utilizado para verificar se há problemas de tireoide, e pode ser feito juntamente com os testes para medir T3 e T4.
Uréia
O exame de ureia é usado principalmente para avaliar a função dos rins.