Pneumonia: Sintomas, fatores de risco e como tratar
A pneumonia é uma reação inflamatória do pulmão causada por vários micro-organismos, como bactérias, vírus, fungos, substâncias inorgânicas e por reações alérgicas. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pneumonia é a 2ª doença respiratória mais comum no Brasil. Em crianças e em pessoas com idade acima de 50 anos, a doença é um risco ainda maior, pois a baixa imunidade das crianças e o envelhecimento são considerados fatores de risco primário, devido ao sistema imunológico mais debilitado. 50% de todas as internações hospitalares no país por pneumonia acontecem nessas faixas etárias.
Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente. De modo geral, a pneumonia não é contagiosa e nem transmissível.
A doença se torna mais comum em épocas específicas do ano, como no inverno. Isso acontece principalmente devido às quedas bruscas de temperatura. Além disso, o sistema imunológico pode ficar mais suscetível ao contágio por vírus e bactérias presentes no ar, saliva e outros tipos de secreção corporal.
Os principais fatores de risco da pneumonia são:
- Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
- Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
- Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
- Resfriados mal cuidados;
- Mudanças bruscas de temperatura.
Entre os principais sintomas de pneumonia estão:
- Febre alta (Acima de 37,5° C);
- Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada;
- Falta de ar e dificuldade de respirar;
- Dor no peito ou tórax;
- Mal-estar generalizado;
- Prostração (fraqueza);
- Suores intensos, principalmente a noite;
- Náuseas e vômito.
Crianças com pneumonia bacteriana podem também apresentar sintomas, como:
- Respiração acelerada;
- Respiração ruidosa;
- Perda de apetite e recusa alimentar;
- Dor abdominal.
Muitas vezes, no entanto, a criança pode apresentar os sintomas isoladamente, como apenas febre e tosse ou apenas dificuldade e aceleração da respiração.
Idosos saudáveis costumam a apresentar os sintomas clássicos da pneumonia em adultos. No entanto, a associação com outros problemas de saúde pode fazer com que os sintomas variem um pouco;
Em idosos, é comum o desenvolvimento de sintomas comportamentais como:
- Confusão mental;
- Perda de memória;
- Desorientação em relação a tempo e espaço.
O Hospital São Matheus conta com clínicos gerais realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480.