O Hospital São Matheus investe em ações que transformem a permanência na instituição numa experiência prazerosa e confortável.
Neste sentido disponibilizamos informações úteis para pacientes e acompanhantes, sobre o funcionamento do Hospital, os serviços e as práticas que visam o bem-estar e a recuperação de forma segura e tranquila.
INTERNAÇÃO
O Hospital São Matheus possui uma equipe de internação altamente qualificada, com o objetivo de oferecer o melhor atendimento para cada paciente, orientar e acolher de forma humanizada e cuidadosa, com atenção e agilidade.
Para tornar o processo de internação mais rápido e cômodo, o hospital conta com um sistema de pré-internação, que pode ser feito pelo site através do preenchimento do formulário de pré internação ( CLIQUE AQUI ).
Para maiores informações, o telefone do setor é: (21) 3257-2500.
Através deste canal, o paciente recebe todas as informações necessárias sobre o processo de internação e poderá realizar seu pré-cadastro com a finalidade de agilizar sua admissão no hospital. No momento da internação, devem ser apresentados: documento de identificação (RG, CPF ou carteira de habilitação própria ou do responsável, em caso de pacientes menores de idade). Os pacientes conveniados também devem apresentar carteira do convênio.
Uma equipe fará a acomodação e fornecerá todas orientações sobre os procedimentos de internação. Após a entrada do paciente em sua acomodação, o mesmo terá como referência uma enfermeira que o auxiliará em qualquer necessidade durante seu período no hospital.
CIRURGIAS
O Hospital São Matheus, preocupado com a sua segurança, destaca algumas orientações que devem ser seguidas antes da realização de procedimentos cirúrgicos, visando reduzir o risco de complicações pós-operatórias:
- Tome banho com água e sabão na noite anterior do dia da cirurgia e na manhã do dia do procedimento, o mais próximo possível da sua vinda para o Hospital;
- Não utilize hidratante no corpo;
- Aconselhamos interromper o uso de cigarro/tabaco 30 dias antes da cirurgia;
- Caso apresente qualquer sintoma que sugira alguma infecção (especialmente febre) antes da cirurgia, comunique seu médico;
- Se você é diabético, mantenha sua glicemia controlada;
- É importante retirar adornos (brincos, anéis, pulseiras, colares etc.) antes de vir para o hospital;
- Procure não utilizar esmaltes;
- Não realize a depilação ou retirada de pêlos em período muito próximo à sua cirurgia. Caso seja necessário, este procedimento será realizado no hospital, no momento do procedimento e com equipamento apropriado;
- Procure chegar com alguma antecedência ao horário agendado do procedimento. Seu médico deve orientar sobre o melhor horário para internação;
- Manter jejum absoluto conforme orientação médica;
- É aconselhável um acompanhante para o período da internação;
- É necessário trazer a carteirinha do convênio, documentos pessoais, solicitação médica, termo de consentimento para cirurgia e os últimos exames;
- Procure trazer a relação de medicamentos que utiliza. Com total preocupação na segurança dos pacientes necessitamos saber, com detalhes, quais medicamentos são tomados e como são utilizados em sua casa;
- Informe sempre se possui alguma alergia à medicamento ou alimentar.
Em virtude da logística e sempre com o objetivo de ofercer as melhores instalações, os pacientes cirúrgicos podem, eventualmente, ser acomodados em quartos ou enfermarias e, após o procedimento, serem direcionados para novas acomodações. A acomodação definitiva é realizada após a alta da unidade de recuperação anestésica.
VISITANTES
O Hospital São Matheus prima pelo atendimento humanizado e entende que, para uma medicina de qualidade focada no cuidado ao paciente, é fundamental a presença e o carinho dos visitantes e acompanhantes. Por esta razão, todos são acolhidos com atenção especial.
Com foco na segurança, o hospital conta com um sistema de controle no qual todos os visitantes são identificados através da apresentação de um documento com foto (RG ou carteira de habilitação).
Por orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar recomenda-se lavar as mãos antes e após as visitas e não levar alimentos ou flores para o interior dos quartos.
O número de visitantes é controlado pela equipe assistencial. Nos quartos privativos é permitida a permanência de três pessoas por vez. No CTI são permitidas apenas três pessoas, que devem entrar uma de cada vez.
Horário de visitas:
12h às 18h
Quartos Privativos
(Apartamentos)
12h às 18h
Quartos Coletivos
(Enfermarias)
14h às 15h
CTI
(Centro de Tratamento Intensivo)
15h às 16h
UTI Neonatal
(Mães e Pais têm acesso 24h)
DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE
- O paciente tem direito a ser identificado pelo seu nome completo e data de nascimento.
- O paciente tem direito a atendimento seguro, eficaz, digno, atencioso e respeitoso, sem preconceitos de raça, credo, sexo, diagnóstico ou qualquer outra forma de preconceito.
- O paciente tem o direito de identificar adequadamente o profissional que o está atendendo.
- O paciente tem direito a informações claras e simples sobre os procedimentos diagnósticos e tratamentos a que será submetido e suas alternativas, bem como a ouvir a opinião de outro profissional habilitado e, se assim desejar, a substituição do médico ou outro profissional responsável por seu atendimento.
- O paciente tem direito de recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a que será submetido, devendo fazê-lo de forma livre e esclarecida mediante adequada informação, nos casos de incapacidade de manifestação de sua vontade, o paciente tem o direito a ser representado legalmente.
- O paciente tem o direito a consultar seu prontuário.
- O paciente tem direito à segurança e integridade física nas dependências da instituição.
- O paciente tem direito de acesso às despesas referentes ao seu tratamento.
- O paciente tem direito a ter resguardadas suas informações pessoais desde que as mesmas não acarretem em riscos à terceiros ou à saúde pública.
- O paciente tem direito de manter sua privacidade.
- O paciente tem direito de receber ou recusar assistência psicológica, social e espiritual.
- O paciente tem direito à manifestação prévia e expressa sobre os cuidados e tratamentos que quer ou não receber, nos casos de doença incurável e terminal.
- O paciente e/ou seus acompanhantes são responsáveis por fornecer informações verdadeiras acerca de seu histórico de saúde.
- O paciente é responsável pelas consequências da recusa de seu tratamento após ter sido devidamente informado.
- O paciente e seus acompanhantes devem respeitar as regras de funcionamento do hospital, comportando-se ética e moralmente em suas dependências, conforme preconizado pela instituição.
- O paciente e seus acompanhantes tem o dever de respeitar os direitos dos demais pacientes e acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços do Hospital.
- O paciente e seus acompanhantes tem o dever de respeitar a proibição de fumar nas dependências do Hospital, nos termos da legislação vigente.