11/04- Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
11 de abril é Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.
Somente atrás da Doença de Alzheimer, a Doença de Parkinson é a segunda patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central mais frequente no mundo.
A doença afeta o sistema nervoso central, principalmente a região negra do cérebro, responsável pela produção de dopamina. Uma das funções da dopamina é o controle dos movimentos.
Fazem parte de alguns sintomas da doença:
- Tremores nas mãos e pernas;
- Rigidez dos músculos;
- Lentidão nos movimentos;
- Desequilíbrio;
- Tendência à queda;
- Descoordenação, entre outros.
A doença não tem cura, entretanto é tratável com medicamentos que repõem parcialmente a dopamina, amenizando os sintomas. É importante frisar que os medicamentos devem ser utilizados por toda a vida.
Além dos medicamentos, o tratamento deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional: terapeutas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos , dentre outros da saúde, com o objetivo de restaurar e/ou manter as funções e incentivar a realização das atividades de vida do cotidiano de maneira independente.
É igualmente importante que a família dê apoio e busque informações e orientações para compreender melhor o quadro. Encorajar os pacientes perante a situação evita que eles fiquem com a autoestima baixa, desmotivados e depressivos.
Ao sentir algum sintoma, procure um médico!