POSTHSM

Como vai o coração do seu filho?

Como saber se está tudo bem com o coração do seu filho?

O coração das crianças pode apresentar diversas doenças, que se não diagnosticadas e tratadas no tempo correto, podem evoluir de forma drástica. Essas doenças podem se manifestar desde a gestação ate a adolescência. Perceber se seu filho tem alguma doença cardíaca não é uma tarefa fácil.

Mas, existem alguns sinais e sintomas que podem ser observados em casa, no dia a dia, e levar à suspeita de algum problema no coração. Entre estes sinais e sintomas, os mais comuns são: cansaço durante as mamadas, fazendo com que o bebê faça pausas ou pare de mamar; suor excessivo mesmo em repouso e em um ambiente fresco; quando não há ganho de peso e altura, apesar de uma boa alimentação; pele azulada ou arroxeada, principalmente boca e dedos das mãos e dos pés.

O pediatra também pode identificar um sopro cardíaco, um som do coração, que pode ser benigno muitas vezes, porém pode também ser o único sinal de uma doença do coração. É importante o diagnóstico precoce pois essas doenças podem evoluir com insuficiência cardíaca ou arritmia (alteração do ritmo cardíaco), e até o óbito.

Caso haja suspeita da cardiopatia, é essencial que a criança seja avaliada por um cardiologista pediatra.

Atualmente diversas doenças do coração que acometem crianças possuem tratamento, tanto medicamentoso, quanto cirúrgico, que se realizados no momento correto, podem ser determinantes para o desenvolvimento e manutenção da saúde e bem estar dos pequenos.

Marque sua consulta