A Emergencia 24h do Hospital São Matheus atende pacientes adultos e pediátricos em estruturas separadas 24 horas por dia, com equipe médica e de enfermagem especializadas nos atendimentos de emergência.

Os pacientes são recebidos pela equipe, realizam uma pré-consulta para estratificação da gravidade do quadro. Desta forma, garante-se a prioridade para casos emergenciais e otimiza-se o atendimento dos pacientes.

Protocolos internacionais são utilizados com o propósito de garantir um atendimento seguro e de qualidade nas diversas situações.

O atendimento é realizado por ordem de gravidade clínica, assim as equipes estarão focadas nos atendimentos prioritários.

A triagem é realizada por enfermeiros que avaliam a queixa do paciente e os dados vitais e definem a gravidade, pautados no Protocolo Canadense com cinco níveis de prioridade.

emergencia

Anualmente, são realizados na Emergência do Hospital São Matheus cerca de:

0
Atendimentos
0
Adulto
0
Pediátrico

Níveis de Gravidade por cor
(Protocolo Canadense)

Vermelho

Emergência

Atendimento prioritário. Risco de perda de vida

Laranja

Muito Urgente

Risco imediato de perda de função de órgãos ou membros

Amarelo

Urgente

Condição que pode se agravar sem atendimento

Verde

Pouco Urgente

Baixo risco de agravo imediato à saúde

Azul

Não Urgente

Sem risco imediato de agravo à saúde

EMERGÊNCIA 24H ADULTO

Para os pacientes de menor gravidade, o tempo de espera para atendimento médico pode variar de acordo com a demanda. Uma equipe administrative na recepção da emergência monitora o tempo de espera e fornece as informações necessárias aos pacientes.

No decorrer do atendimento médico poderá ser necessária a realização de exames complementares, que necessitam de tempo específico para ficarem prontos, de acordo com a demanda e complexidade de cada caso. Após esse período o paciente será reavaliado pelo plantonista e receberá as orientações necessárias para internação ou alta.

Nossa equipe é multidisciplinar, formada por médicos especialidades clínicas e cirúrgicas, ortopedia e ginecologia/obstetrícia (em sistema de sobreaviso). Procuramos profissionais com treinamentos em programas como o ACLS (Advanced Cardiac Life Support) e o ATLS (Advanced Trauma Life Support). A equipe ainda conta com o suporte dos outros especialistas do hospital, que são acionados de acordo com a necessidade.

EMERGÊNCIA 24H PEDIATRIA

Para os atendimentos pediátricos, a Emergência 24h Pediátrica possui uma equipe também multidisciplinar, formada por pediatras, cirurgiões infantis, otorrinolaringologistas e oftalmologistas, entre outros médicos especialistas que são acionados de acordo com a necessidade, propiciando uma assistência global aos pacientes.

A equipe recebe treinamento especial para lidar com crianças e adolescentes de zero a 14 anos, além de ter especialização no atendimento de emergências pediátricas (PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria). Desta forma, o hospital oferece um atendimento diferenciado, seguro e humanizado aos seus pacientes pediátricos.

A Emergência 24 tem ampla estrutura e conta com consultórios, pontos de atendimento para medicação, leitos para permanência supervisionada, além do suporte da Medicina Diagnóstica e Terapêutica com equipamentos de última geração, centro cirúrgico e unidades de internação.

O Hospital São Matheus não dispõe de internação em pediatria de longa permanência e, desta forma, os pequenos que necessitem ser internados serão encaminhados para hospitais da rede do convênio medico.

LISTA DE ESPECIALIDADES DISPONÍVEIS,
SOBRE-AVISO:

  • Arritmologista;
  • Buco Maxilo Facial;
  • Cirurgia Cardíaca; Hemodinâmica;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Vascular;
  • Endoscopia; Colonoscopia
  • Neurocirurgia;
  • Ortopedista e Traumatologia;
  • Urologia.

Visando o conforto e o bem-estar de nossos pacientes, orientamos que tenham sempre em mãos, no momento da chegada ao hospital, seus documentos (CPF, RG, Carteira do Convênio), facilitando e agilizando o cadastro e o atendimento.

Os atendimentos efetuados sem a apresentação da carteira de convênio serão taxados de acordo com a nossa tabela de atendimentos particulares, cabendo ao responsável a quitação das despesas geradas.

Certifique-se de que seu convênio oferece cobertura de atendimento no Hospital São Matheus.

Para mais informações ligue (21) 3257-2500.

Lista de convênios da Emergência.

Ao chegar à Emergência 24h do Hospital São Matheus, todo paciente é recebido por uma equipe de profissionais treinados em atendimento de emergência. Para melhor organizar e priorizar os casos mais urgentes, nossa equipe avalia o quadro clínico de cada paciente para que haja uma classificação, que servirá de critério para a ordem do atendimento e para o encaminhamento ao profissional mais adequado.

Todos os atendimentos seguem protocolos médicos e de enfermagem e também as recomendações do Ministério da Saúde que, em sua Política Nacional de Humanização da Atenção, garante prioridade no atendimento aos pacientes de maior gravidade.

Em situações não urgentes, o encaminhamento de pacientes aos médicos especialistas possibilita a continuidade do cuidado. Sua consulta no Centro Médico pode ser agendada ao final do atendimento na Emergência 24h.

Declarações de acompanhante podem ser solicitadas na recepção. Atestado e/ou relatório médico devem ser solicitados ao médico no momento da alta.