HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Você sabe o que é escabiose?

A escabiose (ou sarna) é uma parasitose humana que é causada pelo Sarcoptes Scabiei, um ácaro variante hominis. Trata-se de uma parasitose contagiosa e esse contágio ocorre por contato direto com a pessoa ou com roupas e outros objetos contaminados. Entretanto, o contato precisa ser prolongado para o contágio ocorra.

Sintomas

As manifestações clínicas são decorrentes da ação direta do ácaro, quando este se movimenta nos túneis. E, também, em grande parte pela hipersensibilidade desenvolvida pelo paciente contaminado, e são eles:

– Coceira;
– Prurido;
– Lesões visíveis (por causa dos túneis) principalmente nos dedos das mãos, axilas, punhos e genitais;
– Escoriações (por causa da coceira).

Como é possível evitar a escabiose?
Evite o contato direto da pele com a pele de qualquer pessoa que recebeu recentemente um diagnóstico de escabiose e não use as roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas dela. As crianças que receberam diagnóstico de escabiose não devem voltar à escola até serem tratadas.

Diagnóstico
O diagnóstico da Escabiose é normalmente clínico, localizando os túneis e pelas áreas características de surgimento das lesões.

Tratamento
É feito à base de inseticidas especiais, ou escabicidas. Seu uso é tópico, ou seja, local, e deve ser aplicado no corpo todo, exceto acima da linha do nariz e das orelhas, por dois ou três dias. É importante que a aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.

O Hospital São Matheus conta com dermatologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480 ou hospitalsaomatheus.centraldemarcacao.com.br

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Você já ouviu falar de andropausa?
Conheça as dez doenças mais comuns em idosos
Trombose venosa: saiba o que é e quais os principais fatores de risco

Esclerose Múltipla: o que é, causas e sintomas

Marque sua consulta