HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Você sabe o que é catarata? Conheça a doença silenciosa que pode levar a cegueira

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, incluindo medicamentos (esteroides), substâncias tóxicas (nicotina), doenças metabólicas (diabetes mellitus, galactosemia, hipocalcemia, hipertireoidismo, doenças renais), trauma, radiações (UV, Raios-X e outras), doença ocular (alta miopia, uveítes, pseudo exfoliação), cirurgia intraocular prévia (fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior), infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola) e fatores nutricionais (desnutrição).

Sintomas
Diminuição da acuidade visual – maior dificuldade para perceber contornos e formas, com objetos, letras e pessoas parecendo estar borrados e disformes;
Visão nublada, esfumaçada ou turva – o indivíduo tem a sensação de que tudo está esbranquiçado, como se uma fumaça cobrisse sua vista;
Sensibilidade à luz – as luzes, tanto a natural como a artificial, incomodam os olhos (esse sintoma é conhecido como fotofobia) e isso causa dificuldade para dirigir à noite por causa dos faróis;
Alteração da percepção de cores – nesse caso, o indivíduo não consegue distinguir algumas cores e as que se assemelham em tom podem ser difíceis de identificar com precisão;
Mudanças frequentes do grau de óculos – a pessoa enxerga bem objetos próximos, mas rapidamente a visão voltar a ficar ruim.
A catarata também pode causar visão dupla, dificuldade para cumprir tarefas rotineiras e para enxergar pequenos objetos. Assim, é importante estar atento aos primeiros sinais de problema e não tentar se adaptar a essa situação, acreditando que ela é natural.

Tratamento
O tratamento clínico, como prescrição de óculos, tem efeito transitório. O tratamento farmacológico é utilizado em alguns países da Europa e por alguns oftalmologistas brasileiros, entretanto não existe efetividade comprovada. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil.
Dicas para prevenir a catarata.
Use óculos de sol
Controle a diabetes
Mantenha um cardápio nutritivo
Evite o álcool e o cigarro
Visite um oftalmologista regularmente

O Hospital São Matheus conta com oftalmologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Marque sua consulta