HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online
001

Você já ouviu falar sobre a andropausa?

Você já ouviu falar sobre a andropausa? Conhecida como a menopausa masculina, essa condição afeta especialmente os homens acima dos 40 anos de idade.

Ao contrário do que a maioria da população imagina, não são apenas as mulheres que sofrem com os sintomas das quedas hormonais com o avançar da idade. Nos homens, as taxas de testosterona, o hormônio sexual masculino, começam a cair.

Apesar de algumas mudanças físicas e psicológicas se instalarem por causa da queda desse hormônio, nem todos irão apresentar os sintomas característicos da andropausa. Isso só acontece com aqueles que têm uma diminuição mais expressiva dos níveis hormonais e, ainda assim, as manifestações são mais discretas e menos aparentes do que nas mulheres.

De qualquer forma, a andropausa é um período na vida do homem em que podem ocorrer sintomas que devem ser valorizados.

Causas
Com o avançar da idade ocorre uma queda natural da síntese de testosterona pelo organismo dos homens. No entanto, mesmo com a produção mais baixa, os níveis do hormônio sexual masculino continuam dentro da faixa da normalidade e a fertilidade não é encerrada. Portanto, a andropausa é um processo bem mais leve que a menopausa feminina.

Em alguns casos, a queda da testosterona pode ocorrer a partir dos 35 anos, como se fosse uma menopausa precoce. Essa situação está muito relacionada com a genética e hereditariedade, mas também com hábitos de vida. Entre os principais fatores desencadeantes da andropausa estão:

– obesidade;
– hipertensão;
– diabetes tipo 2;
– estresse;
– tabagismo e alcoolismo;
– disfunções tireoidianas;
– insuficiência renal;
– medicamentos que afetam os testículos.

Sintomas da andropausa

Ao contrário da menopausa, a andropausa não possui sintomas tão marcantes como as fortes ondas de calor que surgem após a interrupção da menstruação. Confira quais são os sintomas mais comuns nessa fase:
– indisposição e muito cansaço;
– queda de pelos e cabelos;
– alterações no humor e irritabilidade;
– diminuição da libido;23
– disfunção erétil.

Além disso, durante a andropausa, os homens também apresentam maior tendência em perder massa muscular e óssea, assim como acumular gordura na região abdominal.

Como confirmar o diagnóstico
A andropausa pode ser facilmente identificada através de um exame de sangue que mede a quantidade de testosterona no corpo. Assim, homens com mais de 50 anos com sintomas que possam indicar diminuição dos níveis de testosterona devem consultar o clínico geral, urologista ou endocrinologista.

Tratamento
Tratar a andropausa é muito fácil: basta procurar um médico endocrinologista para que ele diagnostique sua condição por meio de dosagens sanguíneas e prescreva um tratamento de reposição hormonal. Assim, a testosterona é aplicada no organismo por injeções ou adesivos transdérmicos. Além disso, o médico pode optar por um tratamento com medicamentos que estimulam a produção de testosterona pelos testículos.

O tratamento é indicado para todos os homens que sofrem com os sintomas da andropausa, exceto aqueles que estão em tratamento de câncer de próstata ou mama.

O Hospital São Matheus conta com endocrinologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480 ou hospitalsaomatheus.centraldemarcacao.com.br

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Conheça as dez doenças mais comuns em idosos
Trombose venosa: saiba o que é e quais os principais fatores de risco

Esclerose Múltipla: o que é, causas e sintomas
Afinal, o que é glúten?

Marque sua consulta