HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Tudo o que você precisa saber sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral, e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Apesar desses números preocupantes, muita gente ainda têm dúvidas sobre o assunto e desconhece as principais causas, sintomas e maneiras de prevenir essa enfermidade.

O AVC pode ser de dois tipos: Isquêmico ou Hemorrágico. Em 87% dos casos, o acidente vascular cerebral é isquêmico.  Dizemos que o AVC é hemorrágico quando há o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do cérebro. Já o AVC isquêmico se dá quando há uma obstrução da artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais.

Sintomas do AVC

Acidente Vascular Isquêmico
* Perda repentina da força muscular e/ou da visão;
* Dormência na face, braço ou perna;
* Dificuldade de comunicação oral (fala arrastada) e de compreensão;
* Tonturas;
* Formigamento num dos lados do corpo;
* Alterações da memória.

Acidente Vascular Hemorrágico
* Dor de cabeça repentina;
* Edema cerebral;
* Aumento da pressão intracraniana;
* Náuseas e vômitos;
* Déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico.

Fatores de risco
* Hipertensão arterial;
* Colesterol elevado;
* Fumo;
* Diabetes;
* Histórico familiar;
* Ingestão de álcool;
* Vida sedentária;
* Excesso de peso;
* Estresse.

Tratamento
Veja como é o tratamento em cada um dos tipos de AVC:
Acidente vascular cerebral isquêmico – o tratamento consiste em desobstruir o vaso cerebral afetado, normalizando a circulação cerebral. Quanto mais rápido for iniciado o tratamento, melhor. Isso diminui muito ou até evita as sequelas do AVC.
Acidente vascular cerebral hemorrágico – o tratamento cirúrgico pode ser necessário em algumas situações. Depois de estabilizada a situação, o tratamento se concentra na prevenção de um novo derrame e na recuperação das funções afetadas.

O Hospital São Matheus conta com médicos cardiologistas e neurologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Marque sua consulta