HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Trombose Venosa: Fique atento aos sinais e fatores de risco

A trombose venosa profunda (TVP) é causada pela formação de coágulos de sangue (trombos) no interior das veias profundas. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Apesar da gravidade, muitas pessoas desconhecem as principais causas, sintomas e maneiras de prevenção, pois Uma em cada quatro pessoas no mundo morre por condições causadas por trombose, segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia.

A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose.

Tipos de trombose
Trombose venosa – é o tipo mais comum. Acontece quando o coágulo de sangue bloqueia uma veia. Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar.

Trombose arterial – ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais  (AVCs) e infartos  podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Causa
A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição (por isso, a doença ficou conhecida impropriamente como síndrome da classe econômica), mas também nos casos de permanência no leito em repouso por doenças e depois de cirurgias. Lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue também são responsáveis pela formação de trombos.

Sintomas de trombose
Apesar de não apresentar sintomas em alguns casos, às vezes a trombose pode ser identificada. É importante prestar atenção aos possíveis sinais e sintomas para procurar ajuda médica o mais rápido possível. Quanto mais cedo a trombose for tratada, melhores são os prognósticos do paciente. Então, fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais e sintomas:
– edema;
– dor;
– calor;
– vermelhidão;
– rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Fatores de Risco:
Predisposição genética;
Idade acima de 40 anos;
Obesidade;
Gravidez e pós-parto;
Câncer;
Uso de anticoncepcionais;
Hormonoterapia;
Dificuldade para caminhar;
Traumas;
Veias varicosas;
Tabagismo;
Cirurgias de longa duração;
Insuficiência cardíaca e/ou respiratória;
Viagens aéreas ou terrestres que obriguem o passageiro a ficar sentado por muitas horas;
Desidratação.

Prevenção
Embora não seja possível evitar alguns fatores de risco, é possível prevenir a trombose ao adotar algumas medidas. Veja, a seguir, como fazer isto:

-Manter o peso dentro dos limites saudáveis;
– não fumar;
– restringir o consumo de bebidas alcoólicas;
– praticar exercícios físicos

O Hospital São Matheus conta com especialistas em Angiologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480 ou hospitalsaomatheus.centraldemarcacao.com.br

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Esclerose Múltipla: o que é, causas e sintomas
Afinal, o que é glúten?

Você sabe o que é sincope?

Gota: da prevenção ao tratamento

Marque sua consulta