HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

30 de março: Dia Mundial do Transtorno Bipolar

30 de março é a data escolhida para chamar atenção para os transtornos bipolares que afetam mais de 140 milhões de pessoas no mundial, segundo a OMS.

O objetivo da data é eliminar o estigma social e informar sobre a doença, educando e sensibilizando a sociedade.

A causa da doença é desconhecida. Contudo, estudos sugerem que o problema pode estar associado a alterações em algumas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina. Esse desequilíbrio seria a base para os surgimentos dos episódios eufóricos alternados com a depressão, que é a principal característica da doença.

É importante destacar o incentivo ao diagnóstico precoce e do tratamento. Com o passar do tempo sem o devido tratamento, o paciente acumula significativos prejuízos e ainda incide no risco de evoluir para desordens emocionais e psíquicas mais graves.

O diagnóstico pode ser demorado devido à semelhança dos sinais sugestivos de transtorno com outras doenças. Os efeitos colaterais de tratamentos equivocados e falhas da família em fornecer o histórico comportamental do paciente são fatores que comprometem.

O tratamento pode ser feito à base de ansiolíticos e antidepressivos, utilizados para controle de distúrbios emocionais como depressão e ansiedade, geralmente associados à bipolaridade.

Não menos importante, a terapia em grupo ou familiar é de extrema importância para um controle mais eficiente do transtorno. O tratamento em conjunto permite auxiliar em visualizar soluções para reduzir os conflitos que podem surgir como consequência da doença.

 

Marque sua consulta