HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Tireoide: conheça as doenças mais comuns e sintomas

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% acima dos 60 anos de idade manifestam alguma disfunção na tireoide. Dados recentes também apontam que, embora raro, o câncer de tireoide atinge mais mulheres do que homens: cerca de 2% a 5%, na faixa etária entre 25 a 65 anos de idade.

As doenças mais comuns da tireoide são:

Hipertireoidismo
Causado pela redução da produção de hormônios, apresenta como principais sintomas agitação, nervosismo, dificuldade de concentração, e emagrecimento.

Hipotireoidismo
Causado pelo excesso da produção de hormônios da tireoide, tem como principais sintomas: cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.

Tireoidite
É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios.

Bócio
É o aumento do tamanho da tireoide. Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.

Nódulos na tireoide
Existem diversos tipos de nódulos na tireoide, e felizmente a maioria deles é benigno, podendo se apresentar através de um caroço na parte anterior do pescoço, que não causa dor, mas que pode ser visto quando a pessoa engole os alimentos, por exemplo.

Câncer de tireoide
É o tumor maligno da tireoide, e quando é descoberto deve-se realizar exames, como a cintilografia de corpo inteiro, para saber se outras parte do corpo foram afetadas.

Porém, existem alguns sintomas gerais que pode estar atento, pois podem indicar problemas ou alterações no funcionamento da sua glândula da tireoide como:

– Desconforto na garganta e no pescoço
– Dificuldade de concentração
– Queda de cabelo
– Pele ressecada
– Aumento ou perda de peso
– Sonolência
–  Dores musculares
– Prisão de ventre
– Alteração de humor
– Palpitação
–  Pressão Alta
– Alteração no ciclo menstrual
– Fraqueza muscular

Na presença de algum sinal ou sintoma, procure um endocrinologista. O Hospital São Matheus conta com endocrinologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480.

Marque sua consulta