HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Sobrepeso e obesidade: entenda a diferença

Você alguma vez já se perguntou qual a diferença entre sobrepeso e obesidade? Apesar de serem pautas constantes na mídia, nem todo mundo sabe diferenciá-las.

Tanto o sobrepeso quanto a obesidade representam riscos consideráveis à saúde. Elas estão diretamente ligados aos péssimos hábitos alimentares que boa parte da população tem.

Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho.

Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva. E, embora uma pessoa com sobrepeso tenha um acúmulo de peso corporal, ela pode não ter o gordura excessiva acumulada em seu corpo.

 Como saber se o seu peso é normal ou saudável?
Uma forma de diferenciar o sobrepeso e a obesidade é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é um cálculo que mede o peso relativo à altura.

O peso ideal é calculado da seguinte forma: divide-se o peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros). Exemplo: suponhamos que você meça 1,70 e pese 75 kg, o cálculo fica assim:

75 / 1,70² = 75 / 2,89 = 25,9

Segundo a tabela no site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), o IMC ideal está situado entre 18,6 e 24,9. De 25 a 29,9, a pessoa já passa a ser considerada com sobrepeso.

Já a obesidade começa quando o IMC é igual ou superior à marca de 30. Isso indica que o acúmulo de gordura por todo o corpo supera a quantidade de massa muscular nos organismo.

Causas de Sobrepeso e Obesidade
Uma pessoa pode estar com sobrepeso por uma das seguintes razões: Comer demais, vida sedentária, falta de exercícios, distúrbios alimentares ou metabólicos, condições médicas, etc.

Enquanto esses fatores também podem levar a obesidade, ela também pode ser causada por mudanças sociais e de estilo de vida, problemas médicos, desequilíbrio hormonal, condições genéticas e pode ser piorada por aumento na ingestão de alimentos e falta de exercícios.

Riscos
Obesidade é um grande fator de risco para problemas de saúde incluindo doença coronariana, diabetes, hipertensão, etc. Embora uma pessoa com sobrepeso também tenha risco desses problemas médicos, uma pessoa obesa é mais suscetível a eles.

Pessoas obesas têm alto risco de depressão e outros problemas sociais. Obesidade é um excesso de gordura suficiente para diminuir a expectativa de vida e tornar uma pessoa suscetível a mais doenças do que ocorreriam se o peso dela fosse normal.

Prevenção
A forma mais segura de perder peso nos dois casos é reduzir as calorias (dieta balanceada) e aumentar as atividades físicas.

Marque sua consulta