HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Rinite: o que é? Sintoma, diagnóstico e tratamento

A Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz, sendo a mais comum em todo o mundo, afetando até um quarto da população mundial. Ela Pode ser alérgica ou não alérgica e em ambos os casos, os sintomas são parecidos.

Rinite alérgica: é a forma mais comum de rinite. É causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.

Rinite não-alérgica ou rinite vasomotora: geralmente é causada por inflamação não alérgicas ou por problemas na própria anatomia das vias nasais.

As rinites podem ser classificadas em:
Agudas: quando os sintomas duram entre 7 a 10 dias
Crônicas: quando sintomas persistem por mais de 3 meses.

Causas
Os fatores desencadeantes da rinite alérgica são os mesmos da asma brônquica, podendo ser alguns alimentos, animais, ácaros, poeiras, drogas ou até substâncias químicas, embora os inalantes sejam os principais responsáveis pela rinite alérgica.

Deve-se tomar cuidados especiais com: poeira doméstica, pêlos de animais domésticos, inspiração de ar frio, fumaça de cigarro, inalação de spray de cabelos e desodorantes, entre outros.

Sintomas
Quanto maior a exposição aos alérgenos, maior será a quantidade de anticorpos e mais intensos os seguintes sintomas: edema da mucosa que leva à obstrução nasal, coriza, tosse, espirros em salva, coceira no nariz, na garganta, olhos inchados, fadiga, cefaleia.

Tratamento:
A rinite não tem cura, mas o tratamento dos pacientes da rinite é feito de três formas: higiene ambiental, medicamentos e imunoterapia.

Medicamentos
Anti-histamínicos (antialérgicos), descongestionantes nasais e corticosteroides são os medicamentos usados para tratar uma crise de rinite alérgica.

Higiene ambiental
É a forma mais simples de se prevenir de crises de rinite alérgica. O paciente deve evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas, porém, isto nem sempre é tão fácil. Itens como carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia podem armazenar poeira e ácaros, e não devem fazer parte do quarto.

Solução salina
A lavagem das narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas é eficiente para eliminar os alérgenos aderidos na mucosa nasal ou em casos mais leves.

O Hospital São Matheus conta com emergência adulta e pediátrica 24h. Além disso, conta com especialistas em otorrinolaringologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Marque sua consulta