HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Qual a diferença entre miopia, astigmatismo e hipermetropia?

Entre os problemas mais comuns de visão, estão a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.  Eles podem surgir logo após o nascimento, devido a um trauma ou lesão ou por causa do envelhecimento natural do organismo.  A diferença entre hipermetropia, astigmatismo e miopia causa algumas dúvidas. Confira as principais diferenças entre elas, além de sintomas e tratamentos.

Miopia:
Os pacientes míopes possuem dificuldade para enxergar objetos e paisagens distantes. Quanto mais longe o item estiver, mais difícil é focalizar o elemento.

Sintomas
Visão embaçada a distância, dificuldade para identificar objetos afastados. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.

Hipermetropia
Os hipermétropes possuem um olho menor do que o normal e, por conta disso, a luz se converge atrás da retina. Eles têm dificuldades de enxergar de perto. Mas há boas notícias: a hipermetropia pode diminuir ao longo dos anos.

Sintomas
Visão embaçada mais para perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.

Astigmatismo:
As pessoas que possuem astigmatismo apresentam uma visão embaralhada e distorcida tanto para perto quanto para longe.

Sintomas
A imagem fica borrada e algumas queixas são frequentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).

Todos os três casos podem ser corrigidos com o uso de óculos (lentes convergentes), lentes de contato ou cirurgia.

Uma pessoa pode ter Hipermetropia, Astigmatismo e Miopia ao mesmo tempo?
É possível que uma pessoa tenha miopia, hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo, porém não em um mesmo olho. O máximo que pode acontecer é miopia e astigmatismo em um dos olhos, e hipermetropia e astigmatismo no outro.

A miopia e a hipermetropia nunca poderão ocorrer em um mesmo olho. Isso acontece porque ambas são relacionadas ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele. Os míopes possuem olho longo e a imagem é formada à frente da retina, já os hipermétropes possuem olho pequeno, e a formação da imagem ocorre após a retina.

O Hospital São Matheus conta com oftalmologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156.5480

Marque sua consulta