HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Papanicolau: Saiba a importância de fazer exame preventivo

Papanicolau (também chamado de preventivo) é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.

Esse exame é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. A coleta deste material é rápida, indolor e simples.

Para realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem realizar o preventivo sem danos ao bebê.

Quem deve fazer o exame preventivo
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

É importante seguir as orientações abaixo antes de fazer o exame Papanicolau.
• É importante que a mulher não esteja em seu período menstrual;
• Não usar creme e/ou óvulo vaginal;
• Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;
• Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve;
• Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.  O Hospital São Matheus conta com médicos ginecologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Marque sua consulta