HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Onicofagia: Hábito de roer as unhas pode ser sinal de ansiedade e outros transtornos

Onicofagia é o termo médico e técnico para nomear o hábito de roer as unhas, podendo ser das mãos ou até mesmo dos pés. Às vezes, esse hábito passa a não ser de apenas roer as unhas, mas também roer a ponta dos dedos.

Este hábito é um dos mais comuns dentro da sociedade mundial atingindo cerca de 29% de toda população e pode ou não ter uma explicação científica, pois nem sempre o fato de roer as unhas provém de algum tipo de distúrbio psicológico.  Essa mania também pode ser causado pela imitação (crianças imitam adultos que roem unhas e ficam com esse hábito).

Iniciando geralmente por volta dos quatro a cinco anos de idade, o hábito de roer unhas pode ser visto com maior incidência na adolescência por motivos hormonais, tendo grandes chances de acompanhar a pessoa pelo resto da vida.

Algumas pessoas são tão abusivas que chegam a ferir a carne dos dedos ou até mesmo a base das unhas (cutícula), que pode ser porta de entrada para infecções. A maioria das pessoas que roem unhas precisam de tratamentos ortodônticos.

Roer as unhas vai além de um aspecto estético, podendo causar inúmeras doenças. Levando os dedos a boca, os microrganismos que se acumulam nas unhas acessam o organismo diretamente provocando uma série de doenças, desde infecções até verminoses.

Desgasta o esmalte dos dentes, machuca os dedos e deforma as unhas. Pode ocorrer infecções bucais e no trato digestivo.

 As principais consequências do roer de unhas na boca são:
– alteração do posicionamento dental
– bruxismo
– desgaste das superfícies mastigatórias
– contaminação bacteriana
– lesões nos tecidos que envolvem o dente, como mucosa e periodonto

Veja alguns hábitos que ajudam a controlar a onicofagia:

  • Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores.
  • Mordedor de borrachas (principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, etc)
  • Chicletes sem açúcar
  • Ocupar as mãos com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).

Em casos suaves de onicofagia, para parar de roer as unhas deve haver motivação por parte da pessoa que tem o hábito. Já em casos mais graves, a pessoa deve procurar tratamento e o médico pode até prescrever alguns medicamentos para aliviar a ansiedade, que é a maior causa da onicofagia.

Marque sua consulta