HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Informativo Coronavírus

Qual a diferença entre quarentena e isolamento?
A importância de se manter em casa é essencial para a diminuição da curva de contágio do coronavírus. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o vírus uma pandemia no último dia 13 de março e, desde então, acompanhamos países enfrentando graves surtos e impondo a quarentena ou isolamento como uma solução para conter a disseminação do coronavírus. Mas, como funciona a quarentena? E o isolamento?

Quarentena:
A quarentena, como a que foi implementada na Itália, tenta restringir de maneira geral a circulação de pessoas, e pode envolver fechamento de estabelecimentos, instituições culturais, cancelamento de eventos e possíveis medidas judiciais para quem descumprir essas restrições.

Isolamento:
Em linhas gerais, o isolamento é recomendado quando uma pessoa apresenta os sintomas do novo coronavírus ou esteve em áreas onde há a transmissão da doença. Até o momento, o período de isolamento para a COVID-19 é de 14 dias, podendo ser estendido caso os sintomas persistam. Para casos leves, o isolamento está sendo feito no domicílio em que a pessoa vive, já em situações mais agudas, pode ser necessária a internação em um hospital.

E ainda…..

Meu animal de estimação pode pegar Coronavírus?
Até o momento, não há evidência de que animais domésticos podem adoecer por causa do novo coronavírus ou serem agentes de infecção ou transmissão do vírus entre animais – incluindo os de estimação – e humanos.

Segundo especialistas, não há provas ou evidências de que os pets possam transmitir a doença.

______________

Não tenho sintoma da doença, posso estar contaminado e transmitir?
Sim. Pessoas sem sintomas são responsáveis por 2/3 das infecções de coronavírus de acordo com estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade Columbia dos Estados Unidos. Muitas pessoas sentem apenas sintomas leves, especialmente nos estágios iniciais, ou até mesmo são assintomáticas. Por isso, é possível pegar COVID-19 de alguém que teve apenas uma tosse leve sem se sentir doente, por exemplo.

______________________

Água com sabão ou álcool em gel: qual o mais eficaz?
Usamos as mãos praticamente para tudo que fazemos e a pele é um reservatório de diversos microorganismos.

Muitas pessoas perguntam-se se o álcool em gel é tão bom quanto lavar as mãos. A resposta é bastante simples: tanto o uso de álcool em gel quanto o de água e sabão são importantes para limpar as nossas mãos e prevenir até mesmo algumas doenças, como a gripe. Entretanto, o álcool não pode simplesmente substituir a água e o sabão, uma vez que a retirada da sujeira não pode ser feita com o álcool.

Para a higienização com água e sabonete ou com preparações alcoólicas ser de fato efetiva, é necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.

A função primordial do álcool em gel é reduzir o número de micro-organismos em nossas mãos, sendo, portanto, um importante aliado na prevenção de certas doenças. Contudo, a água e o sabão, além de atuarem nesse processo, são essenciais para retirar aquela sujeira visível. Sendo assim, se as mãos estiverem visivelmente sujas, deve-se lavar a mão com água e sabão e não somente utilizar o álcool.

A utilização de álcool em gel pode substituir a higienização das mãos com água e sabão quando essas não estiverem sujas.

Vale salientar que, apesar da recomendação de utilizar-se álcool na redução de micro-organismos, nem todo tipo de álcool é eficiente. Para reduzir bactérias e vírus, a concentração do álcool deve ser de 70%. O álcool com concentração inferior a 70% não apresenta eficiência, e quando está com concentração acima de 90%, pode desencadear irritações.

__________________

Quanto tempo o novo Coronavírus sobrevive em cada superfície?
Desde que a Covid-19 surgiu, muita gente se perguntou sobre o tempo de vida do vírus fora do corpo humano. Até então, não havia estudos específicos sobre a cepa do novo coronavírus, mas, nesta semana, cientistas chegaram a uma conclusão e descobriram que ele consegue sobreviver até 3 dias em superfícies, como o plástico e o aço.

Um estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine” em 17 de março afirma que o coronavírus consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço. Confira o resultado do estudo abaixo.

Aço inoxidável: 72 horas
Plástico: 72 horas
Papelão: 24 horas
Cobre: 4 horas
Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos
Poeiras: 1,1 hora.

Marque sua consulta