HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Tudo que você precisa saber sobre infecção urinária

Infecção urinária é uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, podendo ser os rins ou a bexiga. Ela acontece devido à presença de agentes infecciosos em alguma parte do sistema urinário, sendo que quando afeta os rins, recebe o nome de pielonefrite, já quando acomete a bexiga, é chamada de cistite.

Embora possa afetar indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, é mais comumente observada em mulheres. A frequência em mulheres grávidas é aproximadamente a mesma que em mulheres não grávidas, no entanto, infecções recorrentes são mais comuns durante a gravidez.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

O diagnóstico é feito com base no quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com exame de urina, o qual pode evidenciar a presença de bactérias na urina e também outros sinais que auxiliam no diagnóstico. A urinocultura também costuma ser solicitada, sendo que esta ajuda na identificação da bactéria causadora da infecção e dos melhores antibióticos para tratar a infeção.

Os sinais e sintomas das infecções urinárias variam de acordo com a estrutura do aparelho urinário afetado. Infecções dos rins, por exemplo, costumam causar febre alta e dor lombar. Já infecções da bexiga não costumam cursar com febre, mas podem provocar intensa dor ao urinar.

Fatores que colaboram para o aparecimento de infecções urinária
Gravidez, pois nessa época da vida da mulher, há uma diminuição da defesa do organismo da mesma, bem como aumento do hormônio progesterona, que causa um relaxamento maior da bexiga, favorecendo a estase urinária;
Diabetes;
Climatério;
Obstrução urinária por cálculos, impedindo o fluxo urinário;
Inserção de corpos estranhos na uretra, pois estes podem carregar bactérias para o interior do trato urinário;
Doenças neurológicas, pois estas podem interferir no esvaziamento da bexiga;
Infecções ginecológicas.

Confira abaixo alguns dos principais sintomas.
Dor para urinar
Sangue na urina
Febre
Vontade constante de urinar
Náuseas e vômitos
Dor lombar
Mau cheiro na urina
Perda involuntária de urina

O Hospital São Matheus conta com emergência adulta 24h. Além disso, tem especialistas em Urologia realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta.

Fonte:
www.saude.abril.com.br
www.terra.com.br

Marque sua consulta