HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Importância do pré-natal

O nascimento de um bebê é um momento bastante aguardado para muitas mamães, entretanto, para que seja de maneira tranquila, o cuidado começa muito antes – em alguns casos, até mesmo antes do resultado positivo.

O pré-natal é de extrema importância durante a gravidez, tem o objetivo de cuidar da saúde do bebê e da gestante até o momento do parto. Pode ser acompanhado de forma mensal ou quinzenal, prevenindo, detectando e tratando doenças maternas e fetais, diminuindo os riscos de complicações para a mamãe e o bebê.

A importância do pré-natal é comprovada, prevista em lei e regulamentada pelo Ministério da Saúde.

O pré-natal proporciona vários benefícios, entre eles: fornece informações sobre a adaptação da rotina durante a gravidez, dietas, exercícios, medicações e informações sobre medicamentos permitidos e proibidos, apoio psicológico, tratamento de sintomas típicos, prevenção e tratamentos de doenças que afetam a mãe e o bebê, além da preparação para o parto.

Principais exames pré-natais

Alguns exames são realizados durante o pré-natal são importantes para a detecção de doenças que possam afetar o bebê ou problemas no desenvolvimento no útero. Geralmente, os médicos pedem os seguintes exames:

  • Glicemia
  • Grupo Sanguíneo e fator RH
  • Anti-HIV
  • Exames para detecção de doenças como: sífilis, toxoplasmose, rubéola e presença do vírus da hepatite B
  • Exame de urina e urocultura
  • Ultrassonografias

Além disso, hemogramas podem ser solicitados com frequência, com o propósito de verificar e ter a garantia que a hemoglobina esteja em taxas normais.

Durante o pré-natal, a gestante recebe orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, a rotina de atividades físicas e a importância de se evitar bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.

Um pré-natal regular é fundamental para a futura mamãe e o bebê, pois é possível detectar alterações para serem tratadas, evitando problemas para a saúde para ambos.

Temos obstetras e toda equipe necessária, além de toda estrutura de nossa maternidade para realizar seu parto com toda tranquilidade e conforto. Entre em contato conosco e conheça!

 

Marque sua consulta