HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Doenças auditivas: conheças as principais doenças que afetam a audição

O ouvido é um órgão avançado e muito sensível do corpo humano. A tarefa principal do ouvido é detectar, transmitir e traduzir sons. Outra função muito importante do ouvido é manter nosso senso de equilíbrio.

A audição funciona mesmo como estamos dormindo, atuando como alerta em tempo integral. O ouvido é um órgão complexo, formado por ossos e membranas, e pode ser dividido em 3 partes: ouvido externo, que recebe as ondas sonoras; ouvido médio, local onde ocorre a transformação das ondas; e ouvido interno, onde elas são traduzidas para impulsos nervosos e encaminhadas para o cérebro por meio do nervo acústico.

Por causa de toda essa complexidade, são muitas as doenças do ouvido que um indivíduo pode adquirir. Conheça as oito doenças auditivas mais comuns.

Otite:
As otites são as inflamações mais comuns que podem ocorrer em diversas regiões da orelha, como o ouvido externo ou médio. Essa inflamação pode envolver processos inflamatórios ou não.

As otites podem surgir a partir da entrada de água no ouvido ou de uma gripe ou processo alérgico, como a rinite.

Labirintite
As labirintites são doenças do ouvido interno, também conhecido como labirinto. Seus principais sintomas são tontura, náusea, dor de cabeça, falta de ar, dentre outras.

A doença pode ser causada por diversos fatores, como lesões no ouvido interno, diabetes, alterações na coluna ou cardiovasculares, problemas emocionais, consumo excessivo de álcool e tabaco, etc.

Tinnutus (Zumbido)
Cerca de 90% das pessoas com zumbido também apresentam per audição. O zumbido afeta uma em cada cinco pessoas e pode ser causado pela perda de audição, uma lesão no ouvido ou por doença circulatória.

Doença de Ménière
A doença de Ménière é outra doença do ouvido que atinge o labirinto. Ela é caracterizada pelo excesso de líquido no labirinto, chamado de endolinfa, e que envolve a estrutura do equilíbrio e da audição.

A doença de Ménière é uma doença auditiva progressiva e que pode levar à surdez. As causas podem estar relacionadas à complicações da hipertensão, diabetes, enxaqueca ou doenças autoimunes.

Colesteatoma
Colesteatoma é uma das doenças que afetam o ouvido, altamente corrosiva, cujo aumento do epitélio escamoso queratinizado preenche o ouvido médio e/ou mastoide. Colesteatoma é causado por uma otite mal resolvida ou pode ser congênita, que evolui e corrói as partes do ouvido médio, seus ossículos (martelo, bigorna e estribo) e tomando a base do crânio.

Em 98% dos casos, os pacientes com colesteatoma sofrem de secreção contínua, infecção, zumbido, dor de cabeça e perda auditiva.

Síndrome de Usher
Síndrome de Usher é uma doença genética do ouvido, que também é responsável pela perda gradativa da visão.

Os sintomas incluem perda auditiva, degeneração da retina, que leva a perda de visão noturna e periférica; pouco equilíbrio, esbarram-se fácil em objetos e pessoas, e não enxergam muito bem se olhar para baixo, para cima ou para os lados

Otosclerose
Otosclerose é uma doença do ouvido que faz com que haja um crescimento anormal do estribo (um dos ossos internos do ouvido), interferindo na condução de sons e comprometendo toda a audição. A causa está relacionada com a hereditariedade, mas pode ocorrer sem que alguém da família tenha tido a doença. Gravidez e sarampo podem agravar a otosclerose.

Neuroma do Acústico
É um tumor benigno, muito raro e que atinge o nervo acústico, responsável por conduzir estímulos do ouvido interno ao cérebro. Neuroma ou neurinoma do acústico é uma doença auditiva causada por um defeito no cromossomo 22. Há dois fatores de risco para o neuroma: ser transmitida pela mãe ou pai, ou a criança ter a cabeça e pescoço expostos à radiação.

O Hospital São Matheus conta com otorrinolaringologistas realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. E realiza densitometria óssea. Agende sua consulta. 2156-5480⠀

Marque sua consulta