HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Conheça as dez doenças mais comuns em idosos

A terceira idade não é mais como era antigamente, ainda bem. Pois hoje vive-se melhor, com mais saúde e expectativa de mais tempos felizes pela frente.

Da década de 1990 para os anos 2000, a população de terceira idade cresceu 17% no Brasil. Hoje, o País tem cerca de 20 milhões de idosos e, em 2025, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.

Segundo o Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros, sete em cada dez idosos sofrem de ao menos uma doença crônica. A mais comum é a hipertensão, seguida por dores na coluna, artrite, depressão e diabetes.

Os meios para evitar esses problemas crônicos acabam sendo os mesmos: ter uma dieta balanceada e praticar exercícios.

As dez doenças mais comuns em idosos são:
 Infarto
O infarto é a doença que mais acomete idosos em todo o país, de acordo com cardiologistas de planos de saúde, essa desordem do coração atinge cerca de 11,8% dos idosos brasileiros.

AVC
Doença cerebrovascular é a segunda doença mais frequente entre todos os idosos do país

Diabetes
Entre as grandes preocupações dos médicos de planos de saúde está o diabetes. Uma doença que pode ser silenciosa e trazer muitas outras complicações, é a terceira mais frequente entre idosos do Brasil.

Enfisema pulmonar
Muitas vezes resultado de anos de tabagismo, o enfisema pulmonar é a quarta doença mais comum entre os idosos tem terras nacionais.

Mal de Alzheimer e outras demências
Esquecimento, tristeza e falas destoantes são grandes medos de parentes de idosos. É isso que o Alzheimer e outras demências fazem com os idosos, os deixam totalmente desligados do mundo. De acordo com médicos de planos de saúde essas doenças acometem mais de 4% dos idosos no país.

Perda de audição
Quem nunca teve que falar num tom mais alto para ser compreendido pelos avós? Algo comum em idosos, a perda de audição é frequente em 3,3% dos idosos brasileiros.

Hipertensão arterial
A perda natural de papilas gustativas faz com que os idosos naturalmente aumentem o consumo de sal durante as refeições. Nutricionistas e médicos de plano de saúde afirmam que 3% dos idosos no país sofre com a doença que pode ter uma série de complicações.

Pneumonia
Muito comum em idosos acamados, a pneumonia pode ser prevenida com simples vacinas de combate à gripe. Pneumologistas afirmam que por ter o sistema imune mais debilitado, a doença acomete 2,5% de idosos por ano no país.

Osteoartrose
Tipo mais comum de reumatismo é diferente da osteoporose. Essa doença acomete principalmente articulações, debilitando movimentos e causando fortes dores aos idosos.

Catarata
Com o passar dos anos, o cristalino – local do olho por onde passa a luz tende a se desgastar, o que causa a diminuição da visão. Oftalmologistas de planos de saúde afirmam que mais de 2% dos idosos no país são acometidos pela doença.

Após os 65 anos, torna-se muito importante a escolha de um geriatra, já que é um médico diferenciado, dedicado ao indivíduo como um todo e o único que estuda o processo de envelhecimento de cada paciente.

Em pessoas com história familiar de doenças crônicas é necessário um cuidado especial e as visitas aos médicos geriátricos devem começar, sem falta, após os 50 anos.
O Hospital São Matheus conta com  especialistas em geriatria realizando atendimentos (particulares e convênios) no centro médico. Agende sua consulta. 2156-5480 ou hospitalsaomatheus.centraldemarcacao.com.br

Gostou dessa matéria? Então confira outras matérias que separamos para você.

Trombose venosa: saiba o que é e quais os principais fatores de risco
Esclerose Múltipla: o que é, causas e sintomas
Afinal, o que é glúten?

Você sabe o que é sincope?

Marque sua consulta