HOSPITAL: 3257-2500  | CONSULTAS E EXAMES: 2156-5480  | Agendamento online

Câncer de Intestino – porque prevenir?

Muito mais comum do que as pessoas imaginam, o câncer colorretal, é o terceiro mais frequente no Brasil e a segunda principal causa de morte por câncer. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em média são 35 mil novos casos por ano no Brasil, sendo o terceiro tipo mais comum entre os homens e o segundo nas mulheres. Chances de cura superam 60% quando o tratamento é feito de forma correta.

A prevenção e o diagnostico precoce estão, respectivamente, associados a uma redução significativa na incidência desta neoplasia assim como na redução da mortalidade.

Hábitos de vidas saudáveis tais como a prática de atividade física e uma boa alimentação através do consumo de fibras (de 25 a 30 gramas por dia), frutas, verduras (2 xícaras e meia por dia) e baixo consumo de gordura, contribuem na prevenção de câncer colorretal.

A recomendação atual para iniciar a investigação de câncer colorretal começa aos 45 anos de idade em ambos os sexos, independente de sintomas. Pode-se antecipar a realização da investigação quando há história familiar de câncer colorretal, sintomas* ou patologias que justifiquem o início precoce da prevenção.

*Sintomas: Sangramento nas fezes; muco nas fezes, dor abdominal recorrente tipo cólica alteração do funcionamento intestinal, anemia e perda de peso sem uma razão aparente.

A videocolonoscopia continua sendo o melhor exame para prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Além de visualizar pequenas lesões dentro do intestino, é possível biopsiar e/ou removê-las na maioria das vezes.

O Hospital São Matheus conta com especialistas em coloproctologia e colonoscopia realizando atendimentos particulares e convênios. Agende sua consulta.

Fonte:
www.oncoguia.org.br
www.cancer.org.br
www.drauziovarella.uol.com.br
www.saude.abril.com.br

Marque sua consulta